Café com Chai

Observações de uma brasileira sobre a cultura indiana.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Deusa Durga


Durga é uma popular deusa hindu chamada pelos indianos de Mata Ji, que significa mãe. Mata = Mãe/ Ji=  sufixo que indica respeito.

A saudação a ela é  "Jai Mata Ji"

Ela é descrita com múltiplos braços (alternadamente, até 18) carregando várias armas e montando um leão ou tigre feroz. Ela é frequentemente retratada matando demônios, particularmente Mahishasura, o demônio búfalo.

 Para os devotos, Durga é por vezes comparada com Mahadevi, a Deusa Suprema. Seu triunfo sob o Demônio búfalo é um episódio central da Devi escritura Mahatmya. Sua vitória é comemorada anualmente nos festivais de Navaratri e Durga Puja.
A deusa Durga mostra o poder feminino combinado com energia de todos os deuses.  Cada uma de suas armas foram dadas a ela por vários deuses: tridente de Rudra, disco de Vishnu, o raio de Indra, kamandalu Brahma, Ratnahar Kuber, etc

De acordo com uma narrativa na história Mahatmya Devi do texto Purana Markandeya, Durga foi criada como uma deusa guerreira para combater um demònio chamado Mahishasura. Brahma tinha dado Mahishasura o poder de não ser derrotado por ninguém do sexo masculino. O demônio  desencadeou um reinado de terror na terra, e ele não poderia ser derrotado por qualquer homem ou deus, em nenhuma hipótese. Os deuses eram impotentes. Shiva, percebendo que nenhum homem ou deus (masculino) podia derrotar Mahishasura, fez um pedido à sua esposa Parvati para assumir o papel de um guerreiro do sexo feminino, a fim de matar o demônio. Parvati atendeu ao seu pedido e foi  assumir o papel de um guerreiro.

 Enquanto isso, os deuses foram pedir ajuda a Brahma. Para salvar o mundo, Vishnu, Shiva e todos os deuses emitiram ferozes feixes de luz de seus corpos. O mar de luz cegante chegou até Parvati e Durga surgiu a partir deste raio de luz. Ela se apresentou dizendo que era a suprema forma feminina de Brahman (Prakriti) que criou todos os deuses. Ela veio para lutar contra o demônio e salvar os deuses. Eles não criaram ela, pois ela saiu de sua energia combinada. Os deuses foram abençoados com a sua compaixão.

Para combater o demônio, Durga apareceu de uma uma intensa luz ofuscante. O demônio Mahishasura tinha gravemente subestimado ela, pensando: "Como uma mulher pode matar aquele que derrotou a trindade dos deuses?". No entanto, Durga caiu na gargalhada, o que causou um terremoto que fez Mahishasur consciente dos poderes dela.

E o Mahishasur começou a mudar de forma muitas vezes. Primeiro, ele era um demônio búfalo, e ela derrotou-o com sua espada. Em seguida, ele mudou as formas e se tornou um elefante que amarrado ao leão da deusa e começou a puxá-lo para ela. A deusa cortou seu tronco com sua espada. O demônio Mahishasur continuou aterrorizante, tomando a forma de um leão, e, em seguida, a forma de um homem, mas ambos foram  mortos por Durga.

Então Mahishasur começou a atacar uma vez mais, começou a ter a forma de um búfalo novamente. A deusa ficou muito irritada. Quando Mahishasur surgiu em sua forma de búfalo, ele foi paralisado pelo emissor de luz extrema do corpo da deusa. A deusa então vinha abaixo com risos, antes de cortar a cabeça Mahishasur com sua espada.

Assim Durga derrotou Mahishasur.

Mata Durga também é conhecida como Mahishasurmardhini (a matadora de Mahishasur). De acordo com uma lenda, a deusa Durga criou um exército para lutar contra as forças do demônio-rei Mahishasur, que aterrorizava o Céu e a Terra. Depois de dez dias de combates, o exército de Durga  derrotou Mahishasur e o matou. Como recompensa por seus serviços, Durga deu ao exército o conhecimento na fabricação de jóias.

A espada e o tridente são suas armas mais comuns.

*curiosidade: uma vez perguntei ao meu marido porque ela tem vários braços. Ele disse que é uma forma de mostrar que ela pode estar em vários lugares ao mesmo tempo. Se é essa teoria "oficial" eu não sei, mas faz sentido, então tá né!








108 nomes de Durga









Nos próximos posts vamos conhecer a trindade de deusas Lakshmi, Kali e Saraswati. 
Acreditam os indianos que elas são extensões da deusa Durga.
Lakshmi

Kali

Saraswati

Nenhum comentário:

Postar um comentário