quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Dica de turismo - Amritsar


Quando se fala em Índia, a maioria das pessoas tem em mente Taj Mahal, Nova Delhi, Templos Hindus e mulheres de sáris ao sul da Índia. As empresas de viagens só oferecem pacote para esses lugares e pouca gente sabe alguma coisa sobre o norte da Índia. Essa região é riquíssima em história, culinária e costumes.

Cada região da Índia tem um costume diferente, uma comida diferente, etc..vale a pena conhecer o norte desse país, e em Punjab - Amritsar pertinho do Paquistão está o templo mais importante para os sikhs: O Templo Dourado. Todo feito de ouro atrai milhares de visitantes. Em Punjab você verá muitas mulheres vestindo salwar kameez no lugar dos sáris, muitos homens exibindo seus turbantes coloridos contrastando com a barba.

Prepare-se se para degustar pratos com frango, carne de bode, batata, iogurte e além das masalas, os temperos conhecidos como o coentro, açafrão, cominho, cebola, gengibre, e claro, pimenta! Roti com manteiga, grão de bico ou lentilhas (daal). 
Não se esqueça do chai.

Amritsar, literalmente,  rio de Nectar, deriva seu nome do Amrit Sarovar , o lago santo que envolve o fabuloso Templo Dourado. Quem visita pela primeira vez Amritsar pode ter a impressão de que Amritsar é como qualquer outra pequena cidade no norte da Índia. Mas Amritsar está  acima de qualquer outra cidade , seu status elevado e santificado pela presença do  venerável Templo Dourado.

Localizado no coração de Amritsar, o complexo do templo é rodeado por um labirinto de ruas estreitas , ou katras , que tem um dos mercados mais movimentados na Índia. Mas o Templo de Ouro é uma presença serena , irradiando uma calma que faz as pessoas abaixarem a cabeça em sinal de reverência . O gurudwara , como templos sikhs são chamados, é o mais sagrado dos sikhs santuários . Não é apenas Sikhs que viajam para o Templo de Ouro em homenagem , o santuário sagrado é igualmente reverenciado pelos hindus, muçulmanos e pessoas de outras religiões que , também, fazem a peregrinação para oferecer orações em Harmandir Sahib .

Há mais de Amritsar do que isso - Entre outros pontos turísticos está Jallianwala Bagh , local do  horrível massacre de indianos desarmados pelas tropas britânicas . A grande atração turística nos dias de hoje é a fronteira indo -paquistanesa cruzando em Wagah , a uma curta distância de Amritsar , com sua elaborada mudança de guardas.

Se você pretende conhecer o norte da Índia , Amritsar é uma cidade que você não deve perder. É fácil viajar para lá de Delhi por estrada e por via férrea. É fácil passaear pela da cidade e você poderá contar com o apoio de guias.
Meu marido tirou várias fotos do Templo Dourado e vou dividir com vocês.
























5 comentários:

  1. Namaskar. Olá querida, vi que você passou pelo meu blog :-) Obrigada :-) Na verdade, eu queria ter tempo para postar tantas coisas qto voce. Acho otimo que vc se dedique às atualizacoes :-) Fico mesmo contente :-) É tao bom ler a experiência dos outros, aprender com o que os outros já viveram. Que bom que vc escreve. Continue assim. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Namaskar!! Obrigada! ..tem dias que dá preguiça, tem dias que não tenho inspiração..mas quando a inspiração chega acabo dando um jeito..rs Antigamente eu demorava mais para escrever e os textos eram imensos mas ultimamente tenho escrito posts mais curtos, acho que assim consigo administrar melhor o meu tempo. Quando fico alguns dias sem escrever sinto falta! Obrigada! Fiquei feliz com sua visita!
      Forte abraço!

      Excluir
  2. Adoro! Já fui mais que uma vez e espero voltar e voltar e voltar ao Templo Dourado. Também gostei das outras atrações da cidade mas infelizmente e mais outra cidade com lixo espalhado e repleta de pedintes :(

    WAHEGURU JI KA KHALSA WAHEGURU JI KI FATEH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa que não entendo, pelo menos as casas que vi são super limpas mas fora de casa jogam lixo pela janela do carro, jogam lixo no chão e o governo não oferece uma coleta de lixo decente :(
      Waheguru ji ka khalsa waheguru ji ki fateh

      Excluir
    2. Se eu lhe disser que nao vi ainda sequer 1 caixote do lixo você acredita??
      Todas as casas que vou sao muito limpas mesmo as casas mais pobres, mas olhas pela janela e e lixo por todo o lado :( so nas aldeias e mais limpo...
      A colecta do lixo da nossa casa e vizinhos e feita da seguinte forma: num canto de uma rua a céu aberto claro as pessoas depositam o seu lixo que e levado na madrugada por um homem muito pobre num carrinho de mao de madeira. Claro que durante a noite o lixo e remexido e espalhado pelos cães e gatos vadios... Tenho muita pena :(

      Excluir