terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Existe natal na India?

 Respondendo a segunda parte do e-mail da Cirena:

"Bom, tenho uma sugestão para o blog, gostaria que você pudesse ao menos falar sobre isso, gostaria de saber como é o natal na Índia, o que eles fazem quando o natal está ocorrendo pela outra parte do mundo, acho um assunto super interessante, né?!
Bom, melhor parar por aqui, estou para lhe escrever há meses e sempre quis agradecer pela dica valiosa, mas, queria ter algo a falar também hahaha :)
Bom, é isso! Obrigada Star, obrigada por passar seus conhecimentos para nós, especialmente para mim! Beijos "

Se você perguntar a algum indiano, provavelmente ele responderá que sim. Mas são poucos aqueles que realmente sabem o significado do natal, e a ideia de natal deles chega a ser um pouco diferente da nossa e está bem longe do nosso natal celebrado aqui no ocidente. Para a grande maioria (hindus  e muçulmanos_sikhs não são maioria mesmo assim tem uma influência muito forte) o natal é  Papai Noel e luzes que os shoppings e hotéis insistem em enfeitar para agradar os turistas. Com o grande número de indianos vivendo na América e Europa esse dia vem ganhando espaço e popularidade entre aqueles que tem a oportunidade de vivenciar pela primeira vez uma grande celebração natalina ao estilo ocidental.

No Punjab, por exemplo, não é celebrado como aqui no Brasil, não é um grande feriado e reunião familiar e nem é celebrado o nascimento de Jesus porque a maioria não é cristã. Existem cristãos no Punjab, inclusive minha cunhada estudou em colégio cristão porque é considerado um ótimo colégio, com professoras freiras. Mesmo assim a maioria no Punjab é sikh e eles reconhecem o grande trabalho dos cristãos e voluntários em expandir o natal.

Quem de fato celebra o nascimento de Jesus Cristo no dia de Natal, que é realizado anualmente em 25 de dezembro, são os indianos cristãos. As celebrações são mais perceptíveis em Estados onde há muitos cristãos, do contrário pode ser um dia normal de trabalho.
Garota beija os pés do Menino Jesus
Crianças acendem velas nas igrejas
Muitos cristãos celebram o dia de Natal participando de serviços especiais da igreja, passam o tempo com os membros da família, vestem roupas novas e comem uma refeição festiva. Algumas famílias trocam presentes ou dão pequenos presentes ou doces para as crianças. Às vezes acendem luzinhas ou pequenas lamparinas de queima de óleo feitas de argila e decoram suas casas com banana ou folhas de manga. Alguns também colocam um presépio com figuras de barro ou uma árvore de natal. Árvores de Natal na Índia são geralmente árvores imitação de pinheiro ou ramos de árvores nativas ou arbustos.

Algumas lojas e shoppings colocam decorações de Natal e tem atores que interpretam o Papai Noel.  Enfeites de Natal em áreas turísticas e hotéis geralmente são mais elaborados.

Alguns escritórios de governos locais, correios e bancos podem fechar no dia de Natal. Lojas cristãs, empresas e outras organizações podem fechar ou reduzir o horário de funcionamento. Aqueles que desejam usar o transporte público no dia é bom entrar em contato com as autoridades de transporte locais para checar horários.

Existem hoje cerca de 24 milhões de cristãos na Índia. 

Os estados com os maiores percentuais de cristãos são:

Arunachal Pradesh, Assam, Manipur, Meghalaya, Mizoram, Nagaland, no noroeste da Índia.
Goa, na costa oeste.
Kerala e Tamil Nadu, no sul.

* Dia de Natal é amplamente comemorado nesses estados, mas pode ser ignorado em outros.

Símbolos de Natal na Índia incluem:

Pequenas luzes e lamparinas.
Decorações feitas de banana ou manga folhas.
Árvores artificiais de pinheiro ou ramos de árvore nativa e arbustos decorados com enfeites de Natal.
Presépios com pequenas figuras de barro.
Estátuas ou atores de Papai Noel.
Estes são apenas alguns exemplos de como o Natal é simbolizada na Índia.

Doces para as crianças

Alguns indianos não trocam presentes mas celebram na igreja.
Como vivo no Brasil e vou passar o natal por aqui mesmo, aguardo ansiosamente pelas postagens nos blogs das brasileiras que vivem na India contarem a experiência delas para nós!


 Abraços!

6 comentários:

  1. Poxa, que bacana! Fiquei impressionada pelos números de cristãos na Índia. Li em um blog chamado "meu olhar sobre a Índia" que a tradição do natal é mais vista mesmo em shopping e hotéis, mas principalmente hotéis, pois é um costume ocidental, e a nossa tradicional ceia é feita ao modo indiano, ou seja, com bastante pimenta haha. Tenho um amigo hindu, me surgiu essa dúvida sobre a comemoração natalina pois nunca o vi compartilhando algo sobre. Mas obrigada mais uma vez Star, por ter feito esse post, como sempre, mais uma vez ficou ótimo! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada!!
      Isso mesmo, na Índia o natal é mais uma decoração e papai noel do que religião. Somente nos estados de maioria cristã que eles celebram com missa na igreja. Não chega a ser como o natal no Brasil.

      Excluir
  2. Boa tarde!

    Sou Priscilla Kaur brasileira casada com indiano a 2 meses! E estou amando o blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Priscilla! Vocês moram na Índia?
      Obrigada pela visita!

      Excluir