sexta-feira, 7 de outubro de 2016

A saga dos temperos indianos

Sempre ouvi que comida indiana é pura pimenta. Mas te digo que comida indiana é uma explosão dos 5 sabores: amargo, ácido, salgado, doce e umami.

Uma das coisas que sem dúvidas me tirou o sossego quando passei a me interessar em fazer comida indiana foi encontrar temperos. Na culinária paulista, eu estava acostumada a usar cebola, alho e sal. Orégano de vez em quando ou um molinho de pimenta só para variar. Eu desconhecia o universo dos temperos.

A coisa mais difícil para encontrar era Ghee e Garam Masala. Cheguei a encontrar Garam masala num empório árabe, o pacote tão pequeno estava quase R$ 30,00 e meu marido acabou com minha empolgação dizendo que era um absurdo pagar esse valor num tempero tão comum para ele. Fui para casa sem meu garam masala e, 5 anos depois, encontrei no mercado um pacote de marca nacional por um preço justo. Também gostei de saber que o Ghee, finalmente está ganhando popularidade e por isso está mais fácil de encontrar.

Graças a nossa boa terra, aqui temos quase tudo. Os temperos mais usados na culinária punjab são:

Açafrão da Terra

Açafrão (esse só tem importado)

Alho

Asafoetida

Cardamomo

Coentro verde/em pó/sementes

Cominho em pó/sementes

Cravo-da-Índia

Fenogrego sementes/folhas

Folhas de louro

Folhas de curry

Garam masala

Gengibre

Pimenta verde

Pimenta vermelha

Pimenta do Reino moída/sementes

Sementes de mostarda

Tamarindo


Com essas especiarias acima, você consegue fazer pratos típicos e alcançar o sabor original.
Mas além desses, os indianos também costumam usar temperos já preparados pois cada prato tem uma combinação, e isso dá um gostinho especial pois sempre tem uma combinação de especiaria que aqui no Brasil não tem.

Só de andar no mercado e ver garam masala e ghee já fico feliz. É um bom começo. Enquanto não encontro o restante o jeito é fazer um estoque.
Em qualquer país fora da Índia é possível encontrar um mercadinho indiano. Isso me faz ver como nossos impostos nos privam de acessar tanta coisa.




Tempero para miojo

Abraços

3 comentários:

  1. Adoro especiarias. E comida indiana não é temperada só com pimenta não, como a maioria pensa (embora leve muuuita pimenta). O que destaca o sabor é o mix, o masala que os indianos usam.
    Eu gostei muito de uma comida com batatas, não lembro o nome, mas vou perguntar para quem estava comigo o nome e tentar preparar por aqui. Mas aqui no Sul, indianos são uma raridade e os temperos, mais ainda. Então vou ter que usar similares, hahaha...
    beijos,
    Ana
    www.viagensebeeza.com

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber aonde você encontrou esses produtos nos fotos!
    Obrigada!

    ResponderExcluir