quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Bindi - O Poder Feminino

Hoje eu quero falar sobre meu adorado bindi!!! Eu gosto muito de usar, acho lindo e na verdade não sei explicar porque eu gosto tanto de bindi!! Quando fico sem usar, sinto falta, vou logo arrumando um espelho e já coloco!

Pois bem, Bindi, em Hindi, vem do sânscrito bindu, que significa "uma gota/ pequena partícula/ ponto" é um apetrecho utilizado no centro da testa, próximo às sobrancelhas,  usado no Sul da Ásia (especialmente na Índia, Paquistão, Bangladesh, Nepal, Sri Lanka e Ilhas Maurício) e Sudeste da Ásia por mulheres, meninas e não mais significa idade, estado civil, religião ou casta.   Tradicionalmente, é um ponto de cor vermelha aplicada no centro da testa perto das sobrancelhas, mas também pode ser um simples sinal ou uma jóia.

  O bindi se tornou um item decorativo e não é mais restrito a cores ou formatos. Os bindis de adesivo estão disponíveis, geralmente feitos de metal e feltro.



Tradicionalmente, a área entre as sobrancelhas (onde o bindi é colocado) é dito ser o sexto chakra, ajna, a sede da "sabedoria oculta". De acordo com seguidores do hinduísmo, este chakra é o ponto de saída para a energia kundalini. O bindi é usado para manter a energia e reforçar a concentração.  Diz-se também que serve para proteger contra demônios ou má sorte. Por isso muitas pessoas no ocidente dizem ser o "terceiro olho" porque é o olhar das forças ocultas, mas o nome correto é bindi.

Considerado o símbolo sagrado de Uma ou Parvati, o bindi simboliza a força feminina (shakti) e acredita-se que é uma proteção para as mulheres e seus maridos. Uma mulher com seu chakra da  intuição equilibrado é uma mulher sábia, concentrada.

No entanto, ainda na India antiga, o Bindi era apenas uma pedra encaixada em um pequeno orifício que deveria existir desde o nascimento, por questões genéticas isso não era muito comum.

A fim de também obterem proteção, outras mulheres passaram a pintar e confeccionar seu próprio bindi mas ainda preservavam algumas tradições, como ser casada, ser hindu e usar somente as formas ortodoxas do bindi.

Com a expansão da tradição indiana, muito mais do que um artigo religioso, o bindi passou a ser um item decorativo.
Tradicionalmente ele é um símbolo de casamento (por isso as viúvas não usam), mas hoje é usado por mulheres solteiras e também por mulheres de outras religiões. Atualmente não se restringe mais a cores e formas específicas, os bindis são vistos em várias cores e formatos e são feitos com adesivos e feltros por mulheres solteiras, casadas e crianças.

Poucos indianos possuem o "encaixe" original (genético) do bindi ainda hoje. Porém, estes são vistos como pré-dispostos com mais intensidade para a clarividência. De forma que o bindi "ajudaria" e/ou daria um "poder" maior a estas pessoas.

Acredita-se ainda que as odaliscas usavam o bindi porque acreditavam que ele ajudaria na sedução.


Nos tempos modernos, eles são usados ​​por mulheres de diferentes religiões no Sul da Asia e Sudeste da Ásia, e seu uso não está restrito apenas aos hindus. Muitas mulheres muçulmanas em Bangladesh e no Paquistão usam o bindi como parte de maquiagem e usado também em festivais.
O bindi na cor vermelha representa o amor, honra e prosperidade, por isso foi usado tradicionalmente por mulheres casadas para simbolizar feminilidade.



O bindi vermelho tem múltiplos significados, inclusive o casamento. Este é também um símbolo espiritual.
Por uma interpretação simples é uma forma de realçar a beleza, mas hoje em dia é também utilizado por mulheres solteiras em alguns países como Bangladesh.

Desde os tempos védicos, o bindi foi criado como um meio de adorar o intelecto. Por isso, foi usado por homens e mulheres. O culto do intelecto era a fim de garantir que nossos pensamentos, palavras, ações, hábitos e, finalmente, nosso personagem se tornassem puros. Um forte intelecto pode ajudar a tomar decisões nobres na vida, ser capaz de enfrentar os desafios da vida com coragem, reconhecer e acolher bons pensamentos. Acreditava-se que trazia uma força individual.

Na meditação, neste mesmo lugar entre as sobrancelhas é onde se concentra seu ponto de visão, de modo que ajuda na concentração. A maioria das imagens de Buda ou divindades hindus em postura meditativa com os olhos quase fechados mostram o bindi entre as sobrancelhas.

Deusa Durga

Shiva
Kumari - a deusa viva do Nepal


Não confundir Tilak com Bindi


  Tilak não é bindi. É uma auspiciosa pasta de sândalo aplicada (entre as sobrancelhas) por respeito ao Guru interior. É o assento do Guru. Há um chakra (centro de energia espiritual dentro do corpo humano) chamado Ajna (Aadnyaa) e muitas vezes aplicada quando se visita algum templo ou participa de celebrações religiosas.


O dicionário enciclopédico de Yoga informa que este "Chakra Ajna" é também chamado de "terceiro olho". Este centro está conectado com a sílaba sagrada "Om" e preside  "ParaaShiva '. Após a ativação deste centro, o aspirante supera 'Ahamkar' (ego ou senso de individualidade), o último obstáculo no caminho da espiritualidade.
(Dicionário Enciclopédico de Yoga, de Georg Fuerstein, Casa Publ Paragon, NY, 1990, p.15).


Bindi Tradicional





O tradicional bindi é vermelho ou na cor marrom. Uma pitada de pó vermelho aplicada habilmente com um dedo  torna um  perfeito ponto vermelho. É preciso muita prática para alcançar a forma perfeita redonda com a mão. Um pequeno disco  (talvez uma moeda) são auxiliares na aplicação pelos iniciantes.

Primeiro  se aplica uma cera pegajosa, ou uma cola através do centro vazio do disco. Este é então coberto com kumkum ( pó de cúrcuma) , em seguida, o disco é removido para obter um perfeito bindi redondo. Materiais diversos tais como  'aguru', 'Kasturi', 'kumkum' ( pó feito de cúrcuma vermelho e sândalo) e 'sindoor' (pó feito de óxido de zinco e corante) dão a cor do ponto.


Alguns costumes relacionados à mulher casada

Sindoor

Além do bindi, na Índia, existe uma marca vermelha chamada de sindoor, aplicada na divisão do cabelo logo acima da testa é usada por mulheres casadas como compromisso de longa vida e bem-estar de seus maridos. Durante todas as cerimônias de casamento, o noivo aplica sindoor  no cabelo da noiva.

A noiva deve parar de usar seu bindi vermelho e o sindoor uma vez que ela se torna uma viúva. Isto pode ser visto como um ato simbólico e mostra seu status na sociedade. Tradicionalmente as viúvas deixam de usar o bindi, sandoor, maquiagem, jóias grandes e roupas vermelhas.

Sindoor não é o mesmo que bindi. O sandoor é usado somente por mulheres casadas. As indianas não usam aliança como aqui no ocidente, essa é a forma de mostrar seu status de casada. A esposa usa  o sindoor e o mangala sutra (um colar preto com pingente de ouro).






Algumas mulheres curdas fazem alguns tipos de marcas na testa para afastar os maus espíritos e mostrar o seu grupo étnico. Nas mulheres do Marrocos elas usam marcas em suas testas para atrair a boa sorte. Esta tradição é agora quase extinta. Dentro do Norte da África, muitas tribos tem usado marcas na testa para simbolizar a fertilidade. Algumas tribos no Afeganistão ainda marcam e decoram testas de mulheres para fins culturais e tradicionais.

Antigamente as mulheres chinesas usavam marcas semelhantes (para fins puramente decorativos) desde o segundo século, que se tornou popular durante a Dinastia Tang.







Em casamentos tradicionais coreanos, a noiva também usa uma marca decorativa na testa e nas bochechas, com origem na Mongólia, mas se esta prática tem raízes da Índia não é conhecido.




Este design (gopi) longo acompanhando o comprimento das sobrancelhas é típico de casamentos e festas.





O bindi moderno
Hoje é também usado como um complemento da maquiagem.








Estes simples de aplicar, são os substitutos descartáveis ​​para os bindis mais antigos. Se usado na pele limpa e bem conservado é possível usar o mesmo bindi várias vezes. Com o tempo ele perde a cola, mas na India eles vendem uma cola própria  e voce pode recuperá-los sem precisar jogar fora. Bindis adesivos vêm em várias cores, desenhos, materiais e tamanhos. Alguns são decorados com lantejoulas, pedacinhos de vidro, ou strass.



Homens não usam bindi
O que os homens usam é chamado de  tilak ("marca"), é geralmente um ponto ou uma risca laranja ou vermelha na testa feito de pó de cúrcuma e sândalo.  Normalmente as mulheres hindus, gurus e monges  costumam usá-lo também.

Os homens usam em ocasiões auspiciosas como Puja (ritual de adoração), ou casamento, ou Aarti , em ocasiões festivas, quando parte ou regressa de uma viagem ou até mesmo em dias importantes nos negócios. Também é usado por jainistas e budistas.







O uso do bindi fora do Sul da Ásia

  São usados ​​como uma declaração de estilo. O que é comum entre os ícones de Hollywood Miley Cyrus, Alicia Keys, Gwen Stefani, Katy Perry e Madonna? Elas tem ultimamente sido flagradas usando um acessório de moda indiana - o bindi.

Um traje indiano só é completo quando se usa um bindi adequado, e ao longo dos anos ele se transformou em uma questão de moda não só na Índia, mas no Ocidente também. O número de meninas que aderiram ao bindi no exterior é perceptível.

Foram uma tendência para os adolescentes dos EUA durante meados dos anos 1990. Gwen Stefani, da banda No Doubt, popularizou bindis bem como mehndi nas mãos.  A influência indiana nos EUA é muito grande, pode ser vista através nos inúmeros estúdios de ioga, aulas de danças de Bollywood, bem como mehndi (arte corporal henna) e roupas coloridas ao estilo indiano.


O bindi na moda ocidental

O estilo difere de pessoa para pessoa.

Na Índia, ele é usado com saris e  kameez, mas como podemos torná-lo um acessório mais global?

" Pode-se combinar  bindis com uma roupa que tenha rendas ... também com vestidos estilo vitoriano feitas com tecidos wispy como chiffons e georgettes. Saias e vestidos que tenham muito volume combinam com eles," designer Aastha Bahl sugeriu sobre como usar bindi com roupas ocidentais.

Shilpa Rastogi, uma universitária, disse: "Eu muitas vezes uso bindi com saias longas e camisetas. Também gosto de usar bindi com jeans e camisetas. Depende de como voce o incorpora na sua personalidade.  Ele não precisa ser necessariamente associado com saris ou kameez ".
Podem ser usados nas várias formas e desenhos. "Você pode desenhar linhas retas verticais ou um oval ou um triângulo ou arte em miniatura em várias cores, com a ajuda de um delineador de olhos", disse a socialite Tanisha Mohan.

E se você quiser torná-lo  proeminente " polvilhe com pó dourado e prata ou adicione uma pérola", acrescentou.




Bindis não estão tanto na moda para a geração mais jovem e são muitas vezes usado em ocasiões formais e tradicionais agora. A popularidade de bindis varia de acordo com as últimas tendências de moda do sul da Ásia. Se você quiser use  bindis com com roupas ocidentais, como fazem as famosas.








Houve um tempo em que eles foram utilizados exclusivamente para embelezar o espaço entre as sobrancelhas, no entanto, esta noção tem se alterado muito ao longo do tempo. Hoje eles são usados até mesmo  como no canto dos olhos e são amplamente utilizados por mulheres que querem enfeitar seus olhos.



O bindi deixa a mulher mais bonita, mais feminina. É algo místico e ele tem alguma coisa especial, que chama a atenção de muita gente, fascina e é admirado pela maioria das pessoas.
Não existe regra mas procure combinar com a cor dos brincos ou da maquiagem e não cole muito no alto da testa, procure aplicar próximo ou no espaço existente entre sobrancelhas.
São muito bonitos, delicados e deixam toda mulher linda!


Os nomes alternativos de bindi

Um bindi pode ser chamado de:

TEEP (literalmente significa "pressão") em bengali

Tikuli (literalmente significa "uma pequena tika") em áreas de Madhyadeshi

Tilak em Hindi

Kunkoo ou Tikli em Marathi

Bindi em Punjabi que significa vermelho longo, marca

Pottu em malaiala e tâmil

Bottu ou Tilakam em telugu

Gopi são os pontos  pequenos ao longo das sobrancelhas usados ​​no casamento ou festas.




Abraços!













15 comentários:

  1. Adorei a pesquisa! Seu blog é muito informativo e didático. Parabéns!

    Bjs

    Janaina

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse blog, apesar de tudo acho a cultura da Índia fascinante.

    ResponderExcluir
  3. Gostei de seu site muito esclarecedor...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  5. Sensacional seu blog! Muito completo! Parabéns! Estou em estudo e, suas informações, esclareceram muitas dúvidas. Gratidão! Hare Krishna! ( AleCHANDRA).

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu blog e seus posts são bem esclarecedores. Agora eu tenho uma dúvida, eu li o texto e acho o bindi lindo, mas eu vejo umas pessoas reclamando de quem usa por ser 'apropriação cultural'. O irônico é que nenhuma dessas pessoas são de fato indianas, se quer asiáticas ou com alguma descendência de lá. Como os indianos vêem o uso do acessório por ocidentais? Seria errado se eu quisesse usar para completar o visual? Enfim, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!
      Ocidental pode usar bindi sem nenhum problema.

      Houve um clamor por parte de alguns hindus radicais sobre o uso do bindi por pessoas não hindus, porque virou moda no mundo ocidental através de cantoras e atrizes de Hollywood, digamos, um tanto vulgares de acordo com a visão deles. Esses hindus hostilizaram as famosas que usavam bindi com a desculpa apropriação cultural, e até mesmo muitos indianos discordam desse termo, dizendo que o bindi virou moda através dos próprios filmes de Bollywood. Muitas indianas usam bindi como acessório, sem ligação com a religião e sem fazer questão de seguir a cultura.

      Eu também tive essa mesma dúvida que você e antes de começar a usar bindi meu marido perguntou à mãe dele o que ela achava pois nem ele sabia o que me dizer a respeito. A mãe dele disse que posso usar sem problema qualquer tipo e cor, com qualquer roupa, sempre que eu quiser e isso independe de uma mulher ser casada, solteira, indiana ou não (a opinião dela foi muito importante porque a família do meu marido é sikh e não é tradição dos sikhs usarem bindi e mesmo assim eles não viram nada de errado ao me ver usando bindi, ou seja, não disseram que por eu não ser hindu ou não ser indiana não poderia usar).

      Até hoje nenhum indiano demonstrou nenhuma hostilidade ao me ver usando bindi, eles não se importam, em geral eles gostam.
      A única coisa que eles não gostam de ver é ocidental com bindi bebendo e fumando.

      Não é errado o uso do bindi para complementar o visual. Eu mesma uso e acho muito bonito.

      Abraços!!

      Excluir
  7. Olá! Gostaria de saber se essa cola para vindo vende aqui no Brasil?

    ResponderExcluir