segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Convivendo com indianos vegetarianos

O vegetarianismo na Índia é um assunto levado a sério. Antes de falar porque a vaca é sagrada, quero contar um "causo": Um assunto complexo que envolve cultura e religião que deu início quando me deparei com uma situação que para mim é um tanto constrangedora.  Se um pedaço de carne tocar no prato de um indiano vegetariano ele não come mais nada, nem a folha de alface que estava naquele prato.
Eu me deparei com a situação quando vi indianos na nossa mesa cancelarem um pedido e devolverem a comida porque no lugar do meu filé de frango mandaram bife e esse bife veio no mesmo prato do  arroz que seria servido a todos da mesa inclusive aos amigos vegetarianos.  Se eu estivesse sozinha com certeza pediria apenas ao garçom para trocar a carne pelo frango mas com um indiano vegetariano na mesa a história é diferente. Toda a refeição precisou ser trocada.
 Perguntei: "Por que toda a comida foi trocada? "
A resposta foi: " Porque tudo veio junto e a carne tocou no mollho que tocou no arroz, que tocou na batata frita, que tocou na salada". 
Você deve se perguntar "E o que se faz com a comida que tocou a carne?
 Nem preciso dizer que foi jogada fora. Meu coração partiu naquele momento porque eu penso se Deus colocou a comida na nossa mesa, por que vamos desperdiçá-la desse jeito? Não daria para trocar apenas a carne pelo frango sem desperdiçar o restante? Eu fiquei matutando aquilo na cabeça.
Lembro que uma vez escutei: se você beber no copo de uma pessoa ou encostar seu talher no prato de outra pessoa essa pessoa não vai mais comer daquela comida nem beber daquele copo.
Numa outra situação um amigo de meu marido é vegetariano, resolvemos comer em uma pizzaria famosa de shopping, e depois de muita espera mandaram o sabor errado com carne. Ele ficou chocado, devolveu e falou que queria a pizza vegetariana. 
Voltando ao assunto do restaurante, eu perguntei "porque não trocamos apenas a carne?" Ele respondeu: "Porque o molho estava na carne e agora esse molho está no prato, misturado ao arroz".
 Voltei a perguntar: "Mas porque isso não é permitido? O molho apenas enconstou na carne.." e ele respondeu "porque a água da carne misturou ao restante da comida, mesmo que a gente não consiga ver".
Eu: Não quero ofender, mas preciso entender isso...onde fala que hindu não pode comer carne?
Ele: eu não sei, mas deve ser nas escrituras védicas
Eu Mas por que não pode comer carne?
Ele: Porque os deuses nos ensinaram isso. Na Bíblia fala para não comer carne de porco, não é?
Eu: Mas se a vaca é sagrada, então porque ela é impura no prato? Não deveria considerar o bife sagrado também?
Ele: Vou te dar um exemplo: Você me ama. Se eu cortar meu dedo e pingar sangue no prato, você vai comer essa comida? Se alguém colocar sangue no seu hamburguer, você vai trocar só a carne ou você vai trocar o sanduíche todo?


Eu: Não, eu não comeria. Melhor mudar de assunto porque isso já me embrulhou o estômago.
Ele: É assim que um vegetariano se sente.
Bom foi assim que eu procurei entender aquilo que me incomodava tanto mas é muito difícil para quem cresceu na igreja com a ideia de que o vinho é o sangue de cristo e o pão é o corpo mas no hinduísmo não se "bebe" o sangue e nem "come" o corpo de um deus.
 Se esses vegetarianos estão errados, o que justifica na semana santa muitos cristãos não comerem carne vermelha??? Então algum sentido tem.
 Enquanto no ocidente algumas pessoas deixam de comer a carne vermelha em uma data especial, e os vegetarianos da Índia respeitam isso todos os dias.
São questões religiosas diferentes mas que devem ser respeitadas.
E ele continuou: A vaca é sagrada porque ela nos dá leite, queijo, manteiga, iogurte e ainda usamos o esterco como combustível de fogão.  Uma vaca viva alimenta muito mais gente.  Existe coisa mais bonita do que um animal que nos dá alimento em vida? Se você matar a galinha, ela te dará ovos???
Ouvi ainda até o xixi da vaca é usado em alguns remédios ayurvedicos.

Percebi que o vegetarianismo na Índia é um assunto que envolve religião e costume, diferente do ocidente que muitas pessoas abraçam causas (que também merecem grande respeito) de proteção aos animais pois a natureza já nos oferece tudo sem ter a necessidade de matar um animal.
Os indianos dizem que ao matar uma vaca você impede centenas de pessoas de ter comida em casa. 


Existe uma linha tênue entre religião, costume, bom senso e fanatismo. O difícil é saber em qual nível nos encontramos.

12 comentários:

  1. Sat Sri Akal JI

    Em tempos trabalhei num bar onde fazíamos sanduíches em frente dos clientes e quando lidávamos com vegetarianos tínhamos de usar uma tábua e faca diferente da que usamos para non-veg. Isto em Londres claro já que em Portugal na maioria come-se carne. Tínhamos inclusive uma diferente esponja para lavar os utensílios de cozinha!
    Isso de nao se comer carne nas sextas-feiras antes da páscoa penso que seja como penitência pois antigamente a carne estava do disponível aos mais ricos, era um bem " precioso", entao se abster dela revela penitência na abestinencia de comer algo caro e "bom".
    Penso eu :) sou católica ...
    Aqui na India cozinho frango e como junto da família sem problemas :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sat sri akal ji!

      Adorei sua explicação sobre a carne nas sextas-feiras antes da Páscoa! Confesso que eu não sabia disso.

      E gostei também de saber o sistema que existe em Londres ao lidar com os vegetarianos! Aqui no Brasil os vegetarianos ainda sofrem muito..rs

      Beijos!

      Excluir
  2. Oi, Star!Otimo post!É verdade. Aqui em Mumbai o povo praticamente não está nem aí se você come bife, frango ou só comida vegetariana. E, se você comer perto deles, também não ligam tanto. Porém, no Norte da Índia, onde morava antes, a coisa é bem diferente. Uma vez levamos dois primos nossos a um restaurante e meu esposo cismou de pedir kebab. E, claro, non-veg! Mas, a prima que estava conosco ficou brava, torceu o nariz e pediu para mudar de mesa. O esposo dela ficou sem graca, ja que ele nao eh tao radical assim, mas ela fez um bico daquele tamanho e acabou indo para outra mesa com o esposo. Eu ate disse pro meu esposo: -Putz...eu que nao sou vegetariana, sempre procuro nao comer non-veg na frente deles. Porque voce fez isso?
    Ele respondeu que ele estava pagando e ele tinha o direito de pedir o que quisesse e, que se ela nao estava satisfeita, que levantasse e fosse para outra mesa, como acabou fazendo mesmo.
    Foi meio delicada a situacao e o kebab nao desceu redondo depois daquilo tudo.E, voce disse tudo: Os motivos do vegetarianismo no Ocidente e na India sao completamente diferentes. Um abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que interessante o seu relato! Então algumas pessoas levam muito mais a sério do que imaginamos!

      Minha sogra é bem radical, mas meu sogro e meu esposo sempre comeram non-veg escondido dela rsrs mas quando a gente fala que está fazendo frango ela faz cara de nojo hehe

      Beijos!!

      Excluir
  3. Achei bem coerente a explicação dele. Até fica claro que a razão de eles "desperdiçarem comida" é porque simplesmente não veem essa carne como comida.
    Fazendo um paralelo, acho que seria como se uma pessoa morresse e um grupo achasse desperdício enterrar, então decidisse comer. Isso não faz sentido pra gente, assim como comer a vaca não faz sentido pra eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, além da religião para eles é estranha a ideia de comer carne.

      Excluir
  4. Fogos não comer carne é demais pra mim .... O meu namorado tb é vegetariano mas eu como a carne por enquanto.. Mas se casarmos eu acho que não será o mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente não será o mesmo, mas tenho certeza de que depois que você se habituar nem vai mais sentir falta de carne

      Excluir
  5. CORREÇÃO: quem come carne de frango NÃO é vegetariano. Nem no Brasil, nem na Europa e nem na India.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem pediu frango foi meu marido que não é vegetariano mas os amigos dele sim, são vegetarianos, e quando fizemos o pedido de frango veio tudo junto no mesmo prato do arroz e salada que os amigos vegetarianos dele comeriam e além disso veio por engano carne vermelha no lugar do frango que eu e meu esposo iríamos comer.

      Excluir
  6. Eles são vegetarianos mesmo ou só não comem carne de vaca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, os indianos que estavam com a gente eram vegetarianos. Só eu e meu marido que comemos carne de frango e peixe.

      Excluir