terça-feira, 8 de julho de 2014

Comentário Fantástico -Violência na Índia

Agora foi a vez da Índia, o lugar das jóias, do ouro, sarees coloridos e incensos. Pois é..a Índia não é só feita de colorido, pimenta e bollywood. Antes que me perguntem, nunca morei na Índia, mas é claro que a violência contra a mulher existe e ultimamente é o que mais se houve falar.

A única coisa que posso falar: infelizmente o machismo ainda predomina, frases como "o que os outros irão pensar"e "honra da família" fazem parte do dia-a-dia de uma indiana. Tudo o que uma garota faz é pensando na honra da família. Se ela olha para um garoto, os vizinhos fofocam, se ela está de conversinha com um rapaz na rua a polícia aparece e pergunta "onde estão seus pais?? O que vocês estão fazendo aqui??" Se ela joga o cabelo para o lado é porque está querendo seduzir alguém...
Dificilmente a mulher sai sozinha na rua à noite, e quando sai está sempre acompanhada de irmão, irmã, cunhada, sogra...(apesar de que eu também morro de medo de andar à noite nas ruas do Brasil e evito ao máximo sair sozinha à noite aqui também).

Eu já mencionei isso aqui no blog..mulher que ri alto, dança, usa roupas ocidentais, fuma e bebe é vista como sem vergonha. Mas quando é um rapaz que faz tudo isso, ele está "apenas se divertindo".
A mulher que veste roupa curta ou mostra o corpo "quer ser vista e tocada" (apesar de muitos estupros acontecerem mesmo quando elas vestem roupas típicas) 

O marido é visto como um deus, portanto deve ser tratado como um deus. Na cabeça deles uma boa esposa indiana não fala alto com o marido, não é "respondona", é muito paciente, não fala palavrão, não fuma, não bebe, não usa roupas ocidentais..não não não não........por isso que lá existe o Jejum para o marido, existe o Festival Lohri (toda família que teve um filho homem dá uma grande festa nesse dia), na Índia a esposa toca os pés do marido, mas o marido nunca toca os pés da esposa..e várias outras coisas que enaltecem somente o homem. 

Pois bem, deixo o link aqui para quem quiser assistir:

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/07/pesquisa-da-onu-aponta-que-90-das-indianas-tem-medo-de-sair-na-rua.html





3 comentários:

  1. Oi, Star!!! Parabens pelos novos posts!!Fazia tempo que nao visitava o seu blog, pois ando beeem ocupada, ainda mais porque quando entro aqui, fico hooras!(rs). Nossa...parece que a India eh a bola da vez, ne? Bem, eu nunca morei em Delhi, mas morei em UP, que eh muito "pior", como as pessoas dizem e fui muito feliz la. Mas, claro, sempre seguindo as regras de comportamento. Poucas vezes sai sozinha la, ainda mais porque nao tinha muita coisa para se fazer na cidade que eu morava. Ai, me mudei para Mumbai e aqui, nem meu esposo liga mais que eu saia sozinha, coisa que no comeco o assustava um pouco e ele achava que tinha que me levar e ir buscar em todos os lugares. Agora, eh o contrario: Eu tenho que ficar pedindo para ele me buscar ou me levar nos lugares, ja que aqui ando por onde quero e, na maioria das vezes, sozinha. Medo de sair na rua? Nem no Rio de Janeiro eu tinha medo, sendo que ja fui assaltada 3 vezes la. Tinha mais medo a noite, quando morava no Japao, devido ao grande numero de homens com problemas psicologicos e com manias pervertidas. Talvez alguma brasileira que more em Delhi possa dizer melhor como eh a situacao por la, mas em Mumbai, pelo menos, mesmo acontecendo alguns estupros, eu me sinto bem segura. Mas, tambem sou do tipo de pessoa que ja esta em casa, no maximo, mas 20:00, 21:00. Depois disso....nao sei dizer.Um abraco e nao pare de escrever!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembrei de vc quando escrevi esse post pois voce mora e ja morou em regioes muito famosas na India devido o numero de noticias que vemos. Meu marido fala que as mulheres saem na rua sim e nao e esse terror todo que passam, ninguem vive enclausurada. Eu ja sou medrosa por natureza e nem aqui me sinto segura, nem gosto de falar mas ja passei maus bocados aqui. Complicado! Fiquei feliz com sua visita aqui!!
      Beijos e obrigada!!

      Excluir
  2. Eu aqui onde vivo apesar de ser uma cidade relativamente pequena, tenho medo de sair a rua sozinha sim. Mas se acompanhada nao tenho problema nenhum. Pensando bem nunca sofri assédio mas prefiro prevenir do que remediar!

    ResponderExcluir