terça-feira, 16 de setembro de 2014

Chateada

Fico chateada quando vejo por aí algum texto meu copiado sem a pessoa citar a fonte. Eu sei que não defendo nenhuma tese de mestrado nem doutorado aqui no blog e tudo o que escrevo é público e notório, não publico nenhuma "fórmula secreta". Nada do que escrevi até agora foi novidade para ninguém (dicas de beleza, relacionamento virtual, curiosidades sobre a Índia, entre outros) mas fico chateada quando encontro algum blog com a mesma matéria que a minha e a pessoa se preocupou em mudar algumas palavras, editar, mas não se deu ao trabalho de citar que encontrou tal informação aqui. Eu falo isso porque sei o tempo que levo para escrever, pesquisar, etc e tem gente que pega toda a informação e repassa exatamente como eu escrevi com todas as cópias e formatações ou às vezes até muda uma coisa ou outra como se a matéria fosse dela e não minha, como se ela tivesse se dado ao trabalho de pesquisar, ler e escrever sobre o assunto. Isso vem acontecendo com as "dicas de beleza".

Quando eu dou dicas ou escrevo resenhas, eu uso minhas próprias palavras, não copio de outro blog. Podem existir vários blogs com os mesmos assuntos, mas nunca terão exatamente o mesmo conteúdo. Cada pessoa tem um jeito particular de escrever e expressar suas ideias. Cada blog tem sua característica mas tem gente que não entende isso e quando leio percebo claramente que a pessoa é uma usurpadora ideológica pois ela não tem a humildade de dizer que tal texto ou opiniao são de outra pessoa, nao dela. Ontem vi um texto que uma garota escreveu exatamente como o que eu publiquei aqui, os parágrafos e opiniões, em certos momentos ela mudou algumas palavras para parecer que foi ela que escreveu, como se a ideia tivesse nascido dela. Pra quê, meu Deus! Tudo isso é medo de dar os créditos a outra pessoa? Tudo isso é medo de publicar o nome do blog de outra pessoa?

Não custa nada dizer que viu tal informação aqui e decidiu passar adiante, não quero notoriedade mas quero respeito àquilo que faço, quero que respeitem o meu trabalho intelectual.






10 comentários:

  1. Querida amiga,concordo com você em número e grau,inclusive tenho postado no meu Blog AUM MAGIC,de quando em quando seus artigos,que são lindos e profundos e sempre cito a fonte,pois gosto de divulgar trabalhos bonitos como o seu.Com carinho e estima do:
    Marcos Mundim-http://aumagic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola!! Eu tenho um enorme carinho pelo seu blog e me sinto lisonjeada quando vejo algo do Cafe com Chai publicado no Aum Magic. Gosto muito do seu blog e sempre acompanho suas publicacoes e assuntos que aborda! Muito obrigada!! Abracos!!

      Excluir
  2. Oi, Star! É realmente super chato quando isso acontece. O que custa citar a fonte,né? Mas, para muitos que carecem de criatividade, esta é a única maneira de encontrarem algum reconhecimento: plagiando e não dando o devido crédito. Um abraço e força no saree, porque seus posts são sempre ótimos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Juliana!!
      Pois é..fiquei surpresa com essas coisas...
      Adorei o "força no saree" rsrsr
      Abraços!

      Excluir
  3. Oi querida, vinculei na minha página seu comentário. Eu uso muito dados de outros blogs, e sempre colo "texto original aqui" "escrito por" "link aqui". Não custa nada.

    É muito mais elegante e dá crédito para todas.

    Parabéns pelo seu blog.

    Um beijo!

    https://www.facebook.com/nossatribo.nossadanca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carine! Informação é repassada assim mesmo, está certa. Concordo que é mais elegante!
      Muito obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  4. Já vi gente copiando meu texto também, mas comentei lá. E não colocaram fonte, só mudaram um pouco o texto. FO-DA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem te conto, o post sobre umetcação indiana ganhou em disparado...teve até uma revista cara de pau que colocou tudo até meu update que coloquei recentemente, sem citar de onde veio o texto original e ainda colocaram o nome da "escritora" da coluna como se a matéria fosse dela.

      Ainda são idiotas porque é só a gente ver pela data quem publicou primeiro. No caso da "umectação indiana" a maioria aparece depois de 8 de março de 2013..

      Falta de profissionalismo e enjoada dessas aspirantes a gurus de beleza.

      Excluir
  5. Ah, nao. Vai atras. Nao deixa barato nao. Autoria é sua!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, na hora me deixou aborrecida, agora é hora de agir.
      Obrigada!

      Excluir