Café com Chai

Observações de uma brasileira sobre a cultura indiana.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Receita natural indiana para clarear e amaciar a pele do rosto e corpo

Confesso que relutei em experimentar essa máscara facial porque tinha medo de ficar com a pele amarela! Mas agora afirmo que perdi tempo e deveria ter feito essa misturinha mais vezes. Hoje recomendo e digo que foi uma das melhores coisas que descobri recentemente. Essa receita caseira de beleza é muito usada pelos noivos na Índia, dias antes do casamento. Na Índia o noivo e a noiva recebem tratamento VIP e o principal foco é depilação e tratamento facial. Praticamente a mesma coisa que o "dia da noiva" que temos aqui no Brasil. Esse tratamento sempre inclui a receita caseira que amacia e ajuda a clarear a pele. Cúrcuma ajuda a clarear a pele, por isso é muito comum você ver cosméticos indianos com haldi/turmeric como é conhecido na Índia.

Quando contei para minha sogra que eu fiz essa receita caseira ela falou que a receita de farinha de grão-de-bico e iogurte pode aplicar todos os dias antes do banho, inclusive as indianas usam nos braços também e depois tiram no banho. Porém o açafrão-da-terra (cúrcuma) é para usar de vez em quando, uma vez por mês.  Portanto, recomendo aplicá-la uma vez ao mês, diferente do que vemos por aí (vejo algumas pessoas recomendarem semanalmente).

Como fazer a máscara facial:
1 colher de sopa de farinha de grão-de-bico ( na Índia é conhecido como besan, chickpea flour ou gram flour)
2 colheres de copa de iogurte natural
1 pitada de açafrão-da-terra conhecido também como cúrcuma (haldi ou turmeric)

Misture tudo até ficar com uma consistência pastosa e aplique na pele do rosto limpa. Aguarde uns 15 minutos ou espere secar (dependendo do clima pode demorar mais ou menos do que 15 minutos).
Depois lave o rosto cuidadosamente fazendo uma leve exfoliação.
Você pode dobrar a quantidade para aplicar também no corpo.

Prefira fazer à noite, antes de dormir, pois caso fique algum restinho de açafrão ou um leve amarelado, isso vai sair no banho, não se preocupe.




Dicas importantes: aplique primeiro em uma parte do antebraço ou atrás das orelhas, deixe uns 15 minutos e enxágue. Aguarde 24 horas para se certificar de que você não tem nenhuma reação alérgica, principalmente ao açafrão-da-terra (cúrcuma) afinal ele não deixa de ser um tempero, e não tem seu uso tão difundido aqui no Brasil (pelo menos no Sudeste).

Eu fiz essa máscara com a ajuda de alguns vídeos do youtube, e o resultado foi ótimo, até meu marido percebeu e perguntou o que fiz na pele, quando contei o que apliquei, ele falou que tive sorte de não ter tido nenhuma alergia pois não fiz nenhum teste antes, então nao cometam o mesmo erro!rs

Você pode acrescentar leite ou mel, mas pelo amor de Deus NÃO ACRESCENTE LIMÃO! O limão queima e mancha a pele para sempre.

Você pode ver os vídeos no Youtube, tem várias indianas e gringas que mostram como fazer, inclusive você poderá conferir os resultados lá. É só colocar "Turmeric face mask" que aparecerão dezenas de vídeos para você e também imagens no Google.

Beijos!!

16 comentários:

  1. Adorei a dica, vou fazer. Obrigada Star :*

    ResponderExcluir
  2. Muinto boa vou testar, Star vc ja ouviu falar do oleo de Mira (Mira oil) e uma receita milenar para cuidar dos cabelos eu chequei um site aqui em Boston 77,00 dolares um vidrinho super caro mas deve ter algum ingrediente muintoo especial.bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca ouvi falar! Fiquei curiosíssima e fui ver se é algum oleo indiano. Acho que nao, mas vi na composiçao que parece ter como ativos principais o oleo de côco, extrato de henna, babosa, hibisco e algumas outras flores ou folhas. Sinceramente acho que pode ser muito marketing mas tudo vai depender da concentraçao desse oleo pois acho muito caro para ser um oleo de côco com extrato de henna. Existem outros no mercado e sugiro com toda certeza pois ja usei, Vatika Coconut Hair Oil, é maravilhoso e com um preço mais justo. Uma pena que nao vende aqui no Brasil.
      Vou pesquisar mais sobre o Mira Oil!!
      Abraços!

      Excluir
  3. Pois e Star tambem chequei a bula kkk, nao vi nada demais, mas vou perguntar algumas senhoras indus que trabalham comigo, qto Vatika uso tambem e bom mesmo ,gosto do oleo de Amla e Bhrami, mas tem que ficar de olho muintos destes oleos as vzs sao compostos por oleos minerais. Obrigada Solange

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada!! Depois conte o que achou dos óleos

      Excluir
  4. Olá Star, tudo bem? Adorei seu blog, é tudo muito interessante!!
    Outro dia encontrei na internet uma receita de depilação indiana com açafrão, (assim como você comentou no seu post logo acima que as mulheres fazem no "dia da noiva"na Índia); na receita que leva açafrão, trigo e leite diz que pode ser aplicada até três vezes na semana; tem uma outra pra usar diariamente de açafrão misturado ao sabonete líquido juntamente com a pimenta do reino moída. Você tem conhecimento dessas receitas? Será que funciona?

    Bjs e parabéns pelo blog :)
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Mari essa de pimenta nunca ouvi falar, se eu fosse você não arriscaria não . E sobre essa pasta de açafrão as indianas usam só de vez em quando e mesmo aasim é bom fazer um teste antes pois algumas pessoas podem ter alergia ao açafrão .
      Beijos

      Excluir
  5. Olá Star!
    Adoro seu blog!
    Você poderia por gentileza me responder se esta técnica pode ser usada em pele muito branca? Para clarear as partes que ficam mais expostas ao sol (Rosto e braços) que queimam e ficam aquela "beleza" bicolor? rsrs.
    Gostaria de saber se não mancha porque sou muuuuito branca e gostaria de clarear a pele onde o dia-a-dia de sol queimou e ficou mais escuro...

    Agradeço muito desde já!
    Cristine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Pelé muito branca poder ser muito sensível especialmente no rosto. No seu caso eu usaria no rosto somente um hidratante e um protetor solar para a pele voltar à cor normal e usaria essa pasta somente no corpo, na parte queimada de sol . Faça um teste antes para ter certeza de que não tem nenhuma reação alérgica .
      Beijos !

      Excluir
  6. Olá, tudo bem?
    Estou a procura de algo para acabar de vez com pelos corporais e vi em apenas um blog uma técnica.
    Gostaria de saber se realmente funciona, se é uma técnica real ! :D Gostei do conteúdo, a índia é um lugar incrível com várias técnicas, vcs possuem Página no facebook?

    ResponderExcluir
  7. oi Star oarabens pelo blog ! li muitos posts, mas fiquei em duvida com relação à depilaçao... a curcuma realmente funciona ? e qual a maneira certa e a frequencia que pode ser feita? obrigada ! :)

    ResponderExcluir
  8. amei,queria comprar pó de Amla e folhas de neem vc sabe algum site que venda?

    ResponderExcluir
  9. amo a india quando for aí, quero fazer compras de temperos....

    ResponderExcluir
  10. parabéns pelo blog...está lindo....
    acho que poderia nos dar mais dicas de belezas para o corpo inteiro.dicas de chás.essencias ,insensos,culinária saudável.na sua cultura,etc.bjs de luz ,na alma sua....

    ResponderExcluir
  11. Olá Star, sou apaixonada pelo seu blog, principalmente as dicas de beleza. Tenho uma pergunta: Posso passar essa mascara na área dos olhos? Pois tenho muita olheira, o que você acha?

    ResponderExcluir