quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Bindi é moda?

Ontem vi na internet muitos blogs de moda e maquiagem dizendo que bindi é a febre do momento, agora é moda e bla bla bla. (Bindi é um ponto que as indianas usam entre as sobrancelhas. Hoje em dia tem muitos bindis com brilho, coloridos, etc.)

Tem gente que pensa em usar apenas porque alguma celebridade está usando. Pouca gente sabe do significado do bindi, e acho que antes de usar, seria legal se informar primeiro. Atualmente até mesmo as indianas deixaram de usar bindi tradicional diariamente e passaram a usar os bindis mais elaborados somente em festas, acho que isso contribuiu para o "fashionismo". Bollywood também é o grande responsável pela divulgação da moda indiana.

Quem sou eu para julgar aqueles que podem ou não podem usar? 
 Não precisa usar só com sari ou qualquer outra roupa indiana, eu mesma uso com jeans e camiseta.

O bindi fica no chakra da intuição, auxilia na concentração e controla o fluxo de troca de energia nesse local. Também simboliza respeito às tradições, à cultura, aos deuses e para as casadas também significa respeito ao marido. O bindi também realça a beleza feminina.

Hoje em dia existem os bindis feitos por conceituados designers, usados em festas por mulheres  solteiras, casadas e até mesmo as adolescentes. Entre as indianas mais jovens o bindi virou um acessório e só usam quando querem realçar a beleza e compor a maquiagem.

Li em alguns textos a pergunta "e aí, teria coragem de usar?" Em primeiro lugar, para usar bindi não precisa de coragem. Se não faz parte da sua personalidade, não use. Se você precisa de coragem então você ainda não conhece o verdadeiro significado.

Quando eu uso, as pessoas olham muito, perguntam, opinam....todos os dias. Mas não estou nem aí por que para mim isso tem um significado forte, maior do que qualquer opinião. Eu tenho orgulho do bindi e da cultura que sigo. Gosto de combinar com a cor da maquiagem ou detalhe dos brincos.

Vamos ser realistas, hoje em dia não é só a mulher hindu que usa e com exceção de alguns religiosos radicais (eles estão sempre criticando o uso pelas celebridades ocidentais), não há problema nenhum uma mulher usar bindi. Mas o mínimo que se espera, é que antes de ser um ícone fashion o bindi seja uma essência cultural ou espiritual.

Existem vários formatos, mas esse estilo que vemos nas celebridades (vários bindis chamado gopi) ao longo das sobrancelhas, é usado por noivas no dia do casamento.  

Enquanto o bindi vermelho em algumas regiões da India é usado somente por mulher casada. 
Portanto é interessante conhecer o significado e saber se isso faz sentido para você. 

Conheça, informe-se e use com respeito!


Abraços!

6 comentários:

  1. Eu adoro o Bindi, seja pelo profundo significado que ele possui, seja pelo lado fashion. Porem, aqui em Mumbai, quase nao vemos as mocas de classe media/classe media alta usando o acessorio. Elas preferem seguir a moda ocidental em todos os sentidos, pois acham que usar coisas tradicionas indianas as deixa com cara de pobre. Eh triste, mas eh a realidade da cidade. Ja ate me perguntaram aqui se eu usava o bindi porque meu marido me obrigava, ja que ele eh de um estado tradicionaln (Uttar Pradesh) e, para muitos aqui, significa que eles sao ignorantes e trogloditas. Que absurdo, nao? Mas, muitas vezes, tambem, essas indianas falam assim da boca para fora, porque em casa, elas seguem a risca todas as tradicoes e ordenancas da familia. Outro dia, um colega brasileiro meu viu uma foto minha de bindi e disse:- "O que eh esse botao de reset na sua testa?". Eu achei super grosseiro, mas pela ignorancia do cidadao, eu resolvi explicar tudo.
    Enfim...o bindi e lindo mesmo e seu marido deve ficar feliz e orgulhoso por voce usar este belo acessorio no Brasil! Um abraco, Star!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro pelos dois motivos! Tanto que prefiro os mais coloridos e brilhantes ao pontinho vermelho rs. Esse último só uso de vez em quando, e acho que vai combinar comigo quando eu for mais velha...sei lá, acho que por ser muito tradicional.

      Exatamente como você disse, o bindi só vejo em festa de casamento, passou a ser um acessório porque elas só querem seguir a moda ocidental. Lembro que uns 2 anos atrás fui a uma festa no Consulado da India e apesar de todas vestirem salwar kameez e sari nenhuma usava bindi ou sandoor...só eu.

      Há uns 15 dias atrás fomos na festa da "dosa" em um restaurante, dessa vez fui com minha moda ocidental e eu era a única brasileira lá, acho que tinha uns 50 indianos e só vi uma mulher vestindo salwar kameez. Nenhuma usava bindi, nada da India, nem mesmo uma pulseira! TODAS com moda ocidental!
      As mulheres sikhs não costumam usar bindi, inclusive na minha família as mulheres não usam, mas quando eu uso elas gostam rsrsrsr
      Também já ouvi coisa grosseira, inclusive veio de homem, porque as mulheres adoram, sempre me perguntam se elas também podem usar e onde comprar.
      Meu marido gosta quando eu uso, e ele fica orgulhoso kkk ainda bem hehe
      Abraços!!!

      Excluir
  2. Olá!!! Meu nome é Carine e vim ao seu Blog exatamente por causa de uma outra postagem sobre Bindis que você fez (muito obrigada).

    Faço Dança Tribal, que tem suas bases nas fusões da Dança do Ventre, Dança Indiana, Dança Flamenca. Um dos acessórios muito usados (e que eu AMO) é o bindi.

    Por não encontrá-los tão facilmente aqui no Brasil (a não ser os de colar) pensei em começar algo bem artesanal, desenvolvendo únicos, modelos para dança.

    Por entender que é um símbolo de uma cultura, e para não parecer "ofensiva", ou pouco respeitosa a cultura, entrei em contato com minha professora de Dança Indiana Clássica que morou anos na Índia, como poderia proceder. Lemos alguns textos, e foi muito legal entender cada vez mais sobre esta linda e rica cultura.

    Bom, as minhas peças para dança estão sendo produzidas, e não consigo me imaginar dançando sem ele. Para mim, a dança é estar em conexão comigo, com minhas colegas, com o local da dança. Para mim, o Bindi, apesar de decorativo tem uma expressão muito simbólica, e muito raro danço sem ele.

    Gostaria de publicar o seu texto na minha página no facebook, se você permitir... :)

    Muito obrigada pelos seus escritos!

    Beijos, Carine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carine!!
      Fico muito feliz quando vejo que alguém gosta de bindi tanto quanto eu!
      Muitas mulheres usam bindi na dança, inclusive dança do ventre, o que eu acho lindo (esqueci de falar sobre isso).
      Hoje em dia até as indianas usam como item decorativo. Se você não encontrar você mesma pode fazer com delineador, é um pouco mais trabalhoso mas acho que tem até alguns vídeos na internet que ensinam a fazer. É uma opção.

      Pode publicar sim, fique a vontade.
      Beijos!!

      Excluir
  3. OLá Star!
    Não é a primeira que a moda traz o bindi para o fashionismo. Foi mais ou menos no final da década de 90 e inicio dos anos 2000 que teve essa moda no Brasil. Várias cantoras como Elba Ramalho, Debora Blando entre outras começaram a usar o bindi com acessório fashion !
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essa moda vai e volta! Eu me lembro da Debora Blando!
      Às vezes vejo uma ou outra garota usando mas ainda é algo raro. Até hoje o bindi é um mistério para muita gente, já me perguntaram várias vezes se danço ou sou professora de dança do ventre. Tem gente que pensa que sou árabe porque uso bindi...acho que pelo motivo da comunidade árabe ser muito grande aqui em SP e a indiana não, acabam confundindo.
      Eu acho legal quando a pessoa usa e sabe o por quê. Só por curiosidade, às vezes vejo nos filmes de Bollywood atores usando crucifixo como acessório, e depois os hindus radicais vem reclamar do uso do bindi pelas ocidentais. Vai entender, né!
      Eu uso bindi e acho lindo quem usa!
      Abraços!

      Excluir