Café com Chai

Observações de uma brasileira sobre a cultura indiana.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

O que eu gosto no sikhismo - Langar

Uma coisa maravilhosa ensinada no sikhismo é a caridade. Homens, mulheres e crianças são ensinados a servir o próximo, e o principal ato de caridade é o langar que é uma refeição servida diariamente a todas as pessoas independentemente de casta, classe social e religião, de graça, todos os dias!! Até mesmo os templos sikhs fora da Índia também oferecem a refeição.
Aqueles que preparam os alimentos, servem as pessoas e trabalham na limpeza são voluntários, desde idosos, mulheres, jovens e crianças.

O pão chapati/roti deve ser recebido com as duas mãos, e aconselha-se não deixar comida no prato, pois desperdício é falta de respeito. Mas você pode comer quantas vezes quiser! E olha que a comida é uma delícia, com daal, roti, vegetais, e até um docinho! A cabeça deve estar coberta pois você está num lugar religioso e a comida é uma benção.

Todos os dias 80 mil pessoas são alimentadas.
Que exemplo, heim!
Quem for à Índia não deixe de visitar um templo sikh e participar do langar, é uma experiência única, maravilhosa! Quer maior ato de caridade do que alimentar de graça as pessoas diariamente?

Veja como é um o langar na India.


Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário