sábado, 7 de fevereiro de 2015

Diferença entre Kajal e Surma - Kohl

De forma suscinta: kajal é o bastão que dá um efeito de lápis de olho ultra mega preto muito usado pelas mulheres. O kajal indiano é bem cremoso e fácil de aplicar. Surma (em punjabi e urdu) é um pó preto aplicado com um palitinho, muito usado pelos muçulmanos na Índia e por homens punjabi em cerimônias religiosas como o casamento. As duas formas podem ser chamadas de kohl mas fique atento na hora de comprar pois em muitos países do Oriente Médio e Ásia as pessoas entendem que surma é o pó e kajal ou khol é a forma cremosa que pode até mesmo ter a forma de lápis.

Procurei na internet sobre kajal e vi que muitas brasileiras usam um kajal libanês e dizem que tem um plástico no meio, além de parecer mais seco. Até agora não vi nenhum kajal indiano com esse plástico além de ser bem cremoso. Para quem gosta de kajal mas ainda está a procura do kajal perfeito recomendo experimentar o indiano pois eu acho que existe uma pequena diferença entre o libanês e o indiano.

A dica é usar sempre na mesma posição e assim ele vai moldar, depois quando começar a chegar na base mais grossa você usa a parte moldada na vertical. É normal o borradinho do kajal, afinal essa é a característica dele. Mas se você não quiser que ele borre tanto, é só passar pó compacto abaixo dos cílios inferiores.

A segunda opção é o kajal em forma de lápis.. Não fico sem, ele é muito concentrado, macio, dura o dia todo e não escorre nada.








Surma/Kohl
Surma é um pó aplicado com um palitinho na linha d'água. É usado também por homens. No casamento punjabi o noivo aplica surma nos olhos e no dia a dia é possível ver alguns homens mais tradicionais usando. Os muçulmanos na Índia também usam em dias especiais. Eu particularmente acho muito bonito um homem com surma nos olhos.
Na cerimônia antes do casamento, as irmãs do noivo aplicam surma nos olhos dele







Nunca usei surma, mas vi uma marca vendendo no Brasil, acho que é da Guerlain. Um frasco lindíssimo, fiquei tentada, mas achei o preço um pouco salgado, mesmo assim é uma opção, melhor do que pagar uma viagem à Índia só para comprar um kohl e também tem a garantia de usar um produto seguro livre de chumbo. Outra opção, e mais barata, é comprar pela internet.

Abraços!!!

8 comentários:

  1. Adorei o post Star! Realmente estava por fora das diferenças entre Kajal e Kohl.
    Apesar de tudo fico só de Kajal mesmo... tenho agonia de pó no olho rsrs

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Eu também sempre me confundi! Ahh e também prefiro o kajal, não consigo imaginar o pó no olho, parece estranho rsrs
      Beijos!!

      Excluir
  2. Olá amei!!!!
    Como estou indo a Índia em breve, já inclui na minha lista de compras!
    Parabéns pelo blog!
    Namaste!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Super amei seu post.
    Você poderia indicar alguma marca de Kajal em forma de lápis, meu irmão vai viajar e quero pedir pra ele trazer pra mim!!!
    Parabéns pelo lindo blog.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Em forma de lápis a marca lakmé é ótima.

      Beijos

      Excluir
  4. Me indique marcas desses kajal ou pó que sejam originais vinda da índia,que eu possa comprar aqui no Brasil.Por favor!

    ResponderExcluir