segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Como os Sikhs escolhem o nome?

Se você é um recém-chegado ao sikhismo, ou quer saber como escolher um nome Sikh, aqui estão algumas coisas que ajudarão você a escolher um nome do bebê, de casamento, ou um nome espiritual para si mesmo.

Um nome Sikh vem da escritura Sikh do Guru Granth Sahib Ji. Diferente da nossa forma de escolher o nome de um bebê, o nome sikh é escolhido com cerimônias e orações. 
Nomes sikhs podem ser utilizados tanto para meninos e meninas e todos eles tem um profundo significado.

Diferente da nossa cultura onde os pais já decidem o nome da criança antes de seu nascimento, o nome do bebê sikh normalmente é escolhido pelos pais no momento do nascimento, ou logo após, quando a criança é apresentada ao Guru Granth Sahib. Logo que a criança nasce, algumas palavras são recitadas no seu ouvido.
http://www.4to40.com/culture/index.asp?p=Naam_Karan_-_Sikh_ceremony_of_naming_a_child

Como ocorria no passado até hoje nos tempos modernos, os sogros podem dar à noiva um novo nome no momento do casamento. A noiva ou o noivo também pode ter o sobrenome de seu cônjuge. Além disso, o noivo adiciona sobrenome Singh. A mulher adiciona o sobrenome  Kaur.

As pessoas interessadas em se converter ao Sikhismo podem escolher um nome espiritual Sikh a qualquer momento.
Um iniciado pode esperar até escolher um nome espiritual no momento do Amrit (batizado sikh), durante a cerimônia de iniciação Sikh.

A cerimônia para nomear a criança ocorre no templo chamado Gurdwara assim que o bebê e a mãe estiverem clinicamente e fisicamente aptos a participarem. Não há limite de tempo para este momento e a família não deve se sentir pressionada quanto ao momento. As únicas questões que precisam ser levadas em conta é o bem-estar da mãe e da criança. A cerimônia normalmente envolve somente os principais membros da família.

Assim que a família está pronta para realizar esta cerimônia, o pai ou outro membro sênior da família deve fazer contato com o templo local e fazer os arranjos necessários.

No dia desta ocasião feliz, a família, todos os convidados, a mãe, e o bebê assistem a reunião kirtan semanal normal.  Várias orações de agradecimento, de alegria e de apoio devem ser recitadas no templo. 

Em seguida, vem a parte principal da cerimônia que é a nomeação do bebê. O Ardaas (oração final de agradecimentos e pedidos) é feito com um pedido para a criança ter uma boa saúde; um pedido é feito dedicado aos país para a criança iluminar o nome de sua família.

Quando o livro sagrado é aberto, a primeira letra da primeira palavra do Hukam é a letra a ser usada para dar o nome à criança. Assim, por exemplo, se o verso (Hukam) é:

http://www.4to40.com/culture/index.asp?p=Naam_Karan_-_Sikh_ceremony_of_naming_a_child

 A primeira palavra do verso é "Sagal" então o nome da criança deve começar com a primeira letra, que é "S".

Depois de ter escolhido o nome do bebê, a palavra "Kaur" é adicionada aos nomes de meninas e o nome  "Singh" é adicionado aos nomes dos meninos. Então o nome da criança é pronunciado e a saudação é feita  " Jo bole so nay-hal – Sat Siri Akal."

Isso completa a cerimônia. Os pais devem, em seguida, começar a chamar o filho com o nome pronunciado  e deve ser então registado junto das autoridades legais.


 Deixo aqui um vídeo muito bonito de um casal que filmou o momento da escolha do nome da filha:



Abraços!

Referências  http://www.4to40.com/culture/index.asp?p=Naam_Karan_-_Sikh_ceremony_of_naming_a_child

http://sikhism.about.com/od/customs/a/Sikh_Names.htm

4 comentários: