quarta-feira, 6 de junho de 2012

Parandi

Os cabelos sempre foram muito apreciados, considerados o poder da feminilidade, sensualidade, tanto que muitas mulheres usam adornos, enfeitam, usam de muitos penteados  ou até  o cobrem a fim de evitar os olhares masculinos. Uma curiosidade é que a maioria das indianas usam os cabelos presos, e só soltam os cabelos em casa para o marido, acho que o cabelão também atrapalha nos afazeres domésticos e no trabalho.

São vários os estilos de tranças que as indianas fazem, mas hoje vim falar daquela trança longa tradicional. Nunca fui muito fã de trança, mas é o penteado que mais combina com roupa indiana e hoje em dia está super na moda nas bandas de cá. Na verdade a trança nunca sai de moda, sempre volta um novo estilo. É trança embutida, espinha de peixe, estilo barroco, etc. Aos poucos fui adotando o penteado no meu dia a dia.


Se voce quer uma trança maravilhosa, enorme e mostrar um cabelão super forte, não aqueles cabelos fininhos, use parandi. O segredo da trança indiana. PARANDI ou PARANDA.

Afinal, o que é issoi?

 Parandi é um tipo de aplique que as indianas usam na trança para dar uma aparência de cabelos longos e fortes. São vários fios entrelaçados com borlas decorativas nas pontas, e são usados ​​por mulheres Punjabi para trançar seus cabelos.. Mulheres de toda a Índia, usam uma grande quantidade de jóias - pulseiras, tikka, jhumkas, colar e nath (piercing no nariz). Mas o que faz uma roupa tipicamente Punjabi é o Parandi;  muitas vezes a trança é enrolada com fio dourado (fita) para torná-la ainda mais proeminente. Parandi é uma das expressões mais fascinantes da arte popular Punjabi. Tomou raízes há muito tempo no Punjab.

 As mulheres sempre gostaram muito  de decorar o cabelo, mas como elas precisavam cobrir a cabeça com um véu os acessórios de cabelo como presilhas e alfinetes de ouro ficavam praticamente escondidos debaixo desse véu.

Então as mulheres das famílias reais de Patiala surgiram com a idéia inteligente de adornar a extremidade inferior das suas tranças com ouro, fios multi-coloridos , fitas e pérolas, melhorando a aparência real de seus trajes, com este engenhoso acessório. Gradualmente, este tipo de trança tomou a forma de Parandis, que são uma extensão da trança, e se tornou popular entre as massas. Parandis são 3 cordas entrelaçadas que são entrançadas no cabelo.



Pode trançar os cabelos todos os dias? Ao meu ver, sim. Se isso quebrasse os cabelos, coitadas das indianas que usam esse penteado desde a época da escola de forma obrigatória e ainda na fase adulta aderem esse estilo. Os cabelos indianos são mundialmente conhecidos como fortes e saudáveis, motivo pelo qual  muitas indianas vendem seus cabelos para fazer perucas que serão mais tarde vendidas no ocidente.

A  trança é um penteado super prático, mantém seus cabelos arrumadinhos ao longo do dia, mas nunca faça com os cabelos molhados. Deixe seu cabelo secar completamente antes de trançá-lo.

Dica indiana: Você já reparou que os cabelos das indianas está sempre brilhante, e a trança sempre "ajeitadinha"? Passe óleo vegetal nos cabelos, um óleo que a fragrância sai rápido dos fios como óleo de côco, óleo de amla, até azeite de oliva, mas só um pouco, não vá encharcar os cabelos hein. Voce vai ver que sua trança vai durar bastante e não vai desmanchar nada como das indianas.

Veja alguns exemplos de aplique para trança:


À esquerda trança com parandi; à direita, trança normal sem o parandi




Veja como a trança fica mais longa







Esse é o segredo da linda trança indiana. Eu só precisava agora de um parandi para cabelos loiros rs. Dizem que com a modernidade a procura de parandis (ou parandas) está diminuindo, e atualmente muitas garotas usam apenas em ocasiões especiais como mehendi.




Beijos

2 comentários:

  1. Lindo!trança é tendência. E nunca sai da moda!

    paquistanesaocidental.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade!! E é super prático! Só preciso aprender a fazer trança embutida..acho tão lindo! bjoss

      Excluir