sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Curiosidades do Casamento Punjabi


Hoje eu gostaria de compartilhar com vocês algumas curiosidades do ritual de casamento no Punjab ou conhecido como Anand Karaj na cerimônia Sikh....

Na manhã do dia do casamento, tio materno e a tia vão para a casa da noiva carregados com presentes para a família da noiva :)

É agora que a noiva deve  usar a chooda tradicional (um conjunto de 21 pulseiras brancas e vermelhas, um símbolo importante para uma noiva recém-casada no punjabi) colocadas por seu tio materno.

A noiva não deve olhar para a chooda (as pulseiras) antes ou durante o processo.  Todos os membros da família tocam a chooda para abençoar a noiva e cantam canções tradicionais. Em tempos antigos, a chooda costumava ser feita de marfim, mas agora é feita de plástico.


 A chudda significa o estado civil da noiva e é geralmente usada por cerca de 40 dias a um ano após o dia do casamento. 


Após a chooda ter sido colocada, a família da noiva coloca as kaliras que ficam presas em uma  pulseira, em ambas as mãos.

Kaliras são tradicionalmente ornamentos em forma de lustres feitas em ouro fino ou folhas de prata. Alguns parentes mesmo amarram caixas pequenas de prata, anéis de dedo, etc, para as kaliras. Estes enfeites significam bênçãos e bons desejos para uma vida feliz de casada.

A partir de agora a noiva usará tudo até o fim das cerimônias de casamento. Alguns brincam dizendo que as kaliras estão ali para que a noiva possa descansar antes do dia do casamento pois trabalhar com elas ou fazer os afazeres domésticos torna-se muito difícil, especialmente se você tem uma família grande.rs

Kaliras são usadas ​​tradicionalmente por noivas Punjabi. Estes ornamentos estão ligados ao chuda ou pulseiras, em ambas as mãos da noiva. Originalmente, as kaliras eram feitas de conchas, cocos ou flores, embora nas versões modernas possam ser feitas de prata batida, ouro ou  metais banhados.

Hoje em dia algumas delas podem ser encomendadas e estão disponíveis em muitas cores e modelos para combinar com a roupa da noiva.



De acordo com os costumes do Punjabi , após o casamento, quando a noiva se prepara para ir para a  casa do marido, as amigas e primas solteiras, fazem uma fila ou ficam na frente da noiva daí ela balança as kaliras sobre as cabeças de cada uma delas e sobre aquela que a kalira cair será, então, a próxima a se casar. É como o nosso famoso "jogar o bouquet da noiva"!!


As kaliras são brilhantes e muito bonitas e são perfeitas para adicionar um toque tradicional para qualquer roupa.

As noivas quando partem para a casa do marido, jogam alguns punhados arroz para trás, simbolizando alimentos e riqueza.  Dessa forma  Lakshmi (a deusa da riqueza e da prosperidade) garantirá que sua casa materna permanecerá próspera


Lindo e emocionante. E voce o que achou?
Beijos




5 comentários:

  1. Olá !

    Gostei muito do seu blog e da maneira que fala da India ...
    Gosto muito do Oriente em geral seja o mundo árabe, seja o persa ou indiano!

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréia!! Muito obrigada!! Eu também gosto muito do Oriente em geral, estou sempre procurando ler sobre os assuntos relacionados! Beijos e seja sempre bem-vinda!

      Excluir
  2. ola Andreia.adorei o blog.
    espero um dia casar-me com um indiano mais propriamente um da regiao de punjab...está sempre a dizer que quer que case com ele mas ainda acho muito cedo para tal.ele está em Lisboa ainda mas está á espera do documentos para ir para Inglaterra,se não conseguir volta para a India...Acha que faço bem deixar tudo aqui? é que também tenho uma filha...estou um pouco confusa.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela matéria. Quero uma nova da região da punjab. Tem como me ajudar. divorciado426@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela matéria. Quero uma noiva "esposa" da região da punjab. Pago o dote que for necessário. Tem como me ajudar. divorciado426@bol.com.br

    ResponderExcluir