sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Qual o nome daquela jóia na testa??

Update: Como colocar a jóia:  http://cafecomchai.blogspot.com.br/2013/07/como-colocar-tikka-e-jumer-nos-cabelos.html

A razão do título é porque muita gente me pergunta sobre essa linda jóia, e mesmo eu há pouco tempo não sabia ao certo o nome, então quando eu queria comprar, perguntava na loja "...sabe aquela jóia que as indianas usam na testa, pendurada assim e assim.." e como vi que muita gente também me pergunta dessa forma resolvi me aprofundar mais no assunto e estudar melhor sobre o tema, até porque eu gosto de conversar sobre roupas e ornamentos indianos e dividir informações.

Essa jóia é chamada Tikka ou Maang Tikka e não se confunde com o bindi, que é um pontinho no centro da testa (falei sobre o bindi aqui).

Essa jóia é usada por mulheres em grandes festas, principalmente casamento tanto pela noiva quanto pelas convidadas.

Possivelmente não há maior beleza do que uma noiva enfeitada no dia de seu casamento, e os lindos enfeites de casamento indianos e jóias destacam o rosto, principalmente um enfeite como o maang tikka.


 Como o próprio nome sugere esta joia é usada na divisão do centro do cabelo. Em termos literais maang significa a divisão do cabelo e tikka é o local na testa, onde você aplica um tilak ou bindi, sendo portanto, maang o cordão fixado na divisão do cabelo, enquanto o tikka é a parte da jóia que fica na testa.

 O comprimento e a espessura variam de acordo com o gosto pessoal. A peça central pode ser em forma de jhumka ou mesmo um medalhão mais complexo.

Noivas indianas costumam usar um maang tikka feito de revestimento de ouro, prata,  pedras semi-preciosas e preciosas, diamantes, pérolas, trabalho kundan e afins. O design da peça depende da região do país e também pode ser feito para combinar com as jóias da noiva. Hoje em dia as mulheres também optam por modelos mais modernos, inovando nas formas geométricas e pedrarias substituindo os desenhos tradicionais.

Essa jóia é usada pelas mulheres indianas em vários eventos e festas e não apenas em casamentos ... e por uma boa razão. É o ornamento ideal para chamar a atenção para o seu rosto.

 Ela dá o toque perfeito, étnico.

  Esta joia também é usada para acentuar a beleza da noiva.  É uma jóia versátil e pode ser usada em vários estilos. Os tipos de maangtikas variam de estado para estado na Índia.

Por exemplo, as noivas do norte da Índia geralmente usam jóias kundan Jadau, então, o maangtika é também trabalhado em kundan ou Jadau. Deslumbrantes e ricos em esmaltação verde e cor rubi com pedras preciosas incrustadas.





 Por outro lado, ao Sul,  a noiva indiana usa rubis e pérolas. Este é composto por um pesado centro com dois cordões laterais, que adornam a lateral da cabeça e pérolas.



O Patti Matha é um maang tikka com algumas "cordas".  Shilpa Shetty , famosa atriz indiana na foto abaixo - No dia do casamento usava jóias tradicionais. Os rubis e esmeraldas incrustadas de tikka são suportados por cordões em ambos os lados da divisão central.



Jhumar ou Passa é um maang tikka onde o enfeite fica pendurado na lateral. É  um costume trazido pelos mughals ( muçulmanos, trouxeram a literatura persa e sua forte cultura, formando assim a base da cultura Indo-Persa e crescimento do Islã na India).
O uso do jhoomar/ jhumar é muito usado pelas noivas paquistanesas e indianas muçulmanas. A principal diferença é o caimento nas laterais.




Em seguida, outros estilos incluem o Rajasthani maang tikka, que tem um centro arredondado e três cadeias de ouro as quais são presas na linha do cabelo e uma através do meio de partição do cabelo. As tikas do Rajastão também são feitas com pérolas, rubis e esmeraldas incrustadas em ouro. Com a mudança dos tempos, jóias com diamantes e platina estão em alta.


Algumas noivas do norte optam por tikas com diamantes fixados em platina ou ouro branco.

 Embora a tendência é afastar-se do tradicional, as noivas no sul da Índia, como Kerala, ainda gostaam de manter os modelos tradicionais feitos em ouro.



Alguns dos maang tikas mais surpreendentes estão sendo exibidos nos dias de hoje. Eles fazem declaração de estilo e estão na lista de desejos de toda noiva indiana.











A mulher pode incrementar o visual, usando diferentes estilos de maang tikas no lugar do tradicional. O tradicional pode ser guardado para o dia do casamento.



Certamente esse enfeite fará você se parecer como uma linda princesa indiana!


Beijos!!!

8 comentários:

  1. Aprenderei muito aqui, seu blog é maravilhoso!
    Achei linda esta postagem, não sabia quase nada sobre essa joia na testa.
    Obrigada pela sua gentil visita.

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito obrigada por essas dicas. Parabéns pelo post e pelas fotos lindas. Eu achei no mercado livre uma jóia indiana linda no site: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-754154454-joia-indiana-maang-tikka-colarbrincos-usar-com-saree-india-_JM e estou pensando em comprar para usar no carnaval rsrs...

    ResponderExcluir
  3. OLÁ,parabéns pelas fotos.realmente ficou muito bem.
    você sabia que,tem como conseguir essas peças lindas que,
    você usa por um preço bem baratinho?
    veja:http://bit.ly/29TkWHy

    abraços.
    Sheila.

    ResponderExcluir
  4. quero saber nome daquela pedrinha menor, no meio entre os olhos como se chama

    ResponderExcluir