Café com Chai

Observações de uma brasileira sobre a cultura indiana.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Triste...

Nem tudo acontece como planejamos...Deus  parece sempre ter planos diferentes dos nossos...
Tem gente que desabafa falando por horas, já eu acho que sou do  tipo que desabafo escrevendo..no silêncio do meu quarto, eu e meus pensamentos...

O meu sogro faleceu na India e meu marido precisou viajar às pressas.

Não esperávamos que seria tudo assim tão de repente. Na verdade a gente nunca espera por uma situação dessas, ou sempre acha que não vai acontecer tão cedo.

Então minha sogra estava com a intenção de convidar-nos pra ir a India em outubro, pois eles ainda não me conhecem pessoalmente. Mas como meu sogro ficou muito mal, ela pediu pra gente adiantar a viagem a India para ter o gosto de ver a família completa pois para eles a família está completa quando a esposa vai para a casa dos sogros.  Para os indianos, a esposa faz parte da família do marido e é para lá que ela deve ir. 

 Estávamos planejando ir logo, e a família dele vendo o que podia ser feito para realizar nosso casamento na India  pois é claro que meu marido também queria que os pais dele pudessem presenciar e ter a felicidade de ver o filho casando lá. A mãe dele disse pra ir logo num momento feliz que todos estavam em casa. E todos aguardavam ansiosos. 

Mas eu não pude ir nem no momento feliz, nem no mais difícil. Meu sogro partiu antes da minha chegada, e  a burocracia não me deixou ir logo. Disseram que eu tinha que tomar a vacina contra a febre amarela e essa vacina precisa de 10 dias para incubação. Isso quer dizer que meu visto sairia em 10 dias. E nós não podíamos esperar. A viagem mais rápida leva quase 2 dias pois faz conexão em Dubai ou Quatar e meu marido tinha que chegar lá no máximo até 3 dias para iniciar a cerimônia. Mais que isso não poderiam esperar por ele.

Fiz as malas dele com pressa, não deu tempo de arrumar nada direito, colocamos no carro e fomos ao aeroporto. 

Fomos na sorte..apesar de que sorte não é a palavra mais apropriada no momento.. mas se tivesse um vôo disponível com rápida conexão ele embarcaria no exato momento. Pois bem, conseguimos um vôo com conexão em Dubai.

E começa a correria pra pegar as malas no carro, o estacionamento é longe, só tinha 10 minutos para o embarque, o avião esperando, ainda tivemos que trocar o dinheiro na casa de câmbio, o nome dele sendo anunciado no aeroporto pois só faltava ele para embarcar...até que ufa!..conseguimos. Ele embarcou. Pelo menos eu sei que ele vai conseguir cumprir o dever de filho nesse momento, pois o filho homem é quem acende a chama para abrir as portas do paraíso para o pai e se ele não fizesse isso ele nunca se perdoaria por não estar presente.

Estou triste por não ter ido com meu marido, mesmo as pessoas lá aconselhando eu ficar aqui, eu gostaria de ter ido, de dar suporte moral, de não deixar viajar sozinho nessa hora, mas tinha o problema do meu visto, a demora, e eu não podia fazê-lo esperar. Foi difícil vê-lo chorar e não poder fazer nada pra mudar essa situação, me senti de mãos atadas. Eu queria muito estar com meu marido nesse momento tão difícil da vida dele. 

Aquele senhor de cabelos grisalhos, ficará somente em minha memória, não ouvirei mais a voz dele dizendo "hanji" ou "bless you" e nunca vou tocar os pés dele  e chamá-lo de Papa Ji pessoalmente. Não verei mais aquele rosto sério porém feliz, e que me aceitou na família..mas que não cheguei a conhecer pessoalmente, somente pela webcam.

Talvez se eu tivesse conhecido eles a tempo e o casamento tivesse ocorrido lá também eu estaria mais conformada pois esse era o desejo de todos, ver ele receber a nora.  Mas sabe aquele espaço que fica entre o virtual e o real? É aquela sensação de que a pessoa está tão perto mas aí voce percebe que ao mesmo tempo está tão longe porque voce não pode tocar, dar um abraço. Com a família dele também é assim, criamos laços.

Sabe a saudade daquilo que não foi vivido?? Acho que é isso que estou sentindo.. pois dias atrás eu e meu marido estávamos planejando chegar lá e ver todos felizes e ele matar a saudade dos pais e eu conhecê-los pessoalmente..mas Deus quis assim...mudou os planos e as vontades de Deus a gente não entende. A gente aceita.

Beijos


8 comentários:

  1. Amada até eu fiquei triste por ti :(

    Seja forte, pois vc precisará de toda força para passar ao seu esposo, para cuidar dele quando voltar.

    Perde um de seus familiares não é fácil para ninguém, ainda mais quando se tem planos futuros...

    Que Deus facilite todas as coisas, tanto para vc que ficou com o aperto no coração ao ver seu esposo parti sozinho, como para seu esposo e familiares. Amin!

    Que Deus Abençoe vcs e os Protejam. Amin!

    Se cuida e fique bem para poder deixar seu esposo bem!

    Beijokassssssssssssss...

    Hanan Mustafa

    ResponderExcluir
  2. Oi Taynim! obrigada pelos conselhos, pelo conforto e pelas suas palavras de fé. Voce não tem idéia o quanto suas palavras fizeram me sentir melhor. Obrigada mesmo. Que Deus te abençoe. Amin!
    beijossss

    ResponderExcluir
  3. chai vc é uma pessoa encantadora,eu sei que não deve ser facil,pois não é...mas procure ter forças,pois quando seu marido retornar ele vai precisar muito de você...
    Deus ilumine sua vida e sua familia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi muito obrigada pelo carinho e conforto. Nessas horas uma palavra de carinho e amizade faz muita diferença. Agradeço de coração. Obrigada e Deus ilumine voce e sua família também.

      Excluir
  4. Sabe Star, nunca vou conseguir entender bem esse sentimento da morte, lendo suas palavras lágrimas escorrem pelo meu rosto ( dia 16 vai fazer 1 ano de falecimento do meu pai). A dor de perder alguém que se ama , é ruim demais! E digo que você o amava, pois o seu sogro era parte de você, da sua família, mesmo a distância! Seja forte, minha amiga, nada posso desejar além disso!e que Deus conforte o seu coração! Aqui, sempre que precisar...mesmo a distância!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado né e difícil de explicar esse sentimento, ainda mais quando a gente ve quem a gente ama sofrer com a perda e não poder fazer nada..meus sentimentos sobre o seu pai minha querida. Que Deus ilumine sempre o seu caminho. Muito obrigada pelas palavras de conforto e aos poucos tudo vai se ajeitando neh..beijos e fique com Deus. Conte comigo também! Beijos

      Excluir
  5. Poxa minha linda.. que momento dificil. realmente é complicado. Mas tente não pensar em coisas tristes, tente em pensar em algo bom para fazer qd seu marido voltar pq ele vai precisar muitooo de vc. se cuida e boa sorte. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI flor obrigada pelo carinho e pelas palavras, voce está certa, ele vai precisar do meu apoio quando voltar. O que me cortou o coração foi ver ele triste daquele jeito..me abalou demais. Mas estou aqui firme e forte esperando ele voltar pra dar aquele abraço! Beijos se cuida!!

      Excluir