segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Diferença entre Sikh e Muçulmano

São religiões diferentes.

Sikhismo: religião nascida na Índia e tem como fundador Guru Nanak Dev Ji. O livro sagrado dos sikhs é o Guru Granth Sahib Ji

Islamismo: o profeta é Maomé. O livro sagrado no islã é o Alcorão.

 Muitas vezes os sikhs são confundidos com muçulmanos e muitas pessoas não sabem a diferença entre um e outro. Devido o  turbante, muitas pessoas pensam que sikhismo e islamismo são religiões semelhantes mas na verdade são religiões distintas.

O Sikhismo nasceu com o objetivo de PROTEGER OS MAIS FRACOS independentemente de crença ou religião. Por isso muitos sikhs alcançaram posições de destaque e cargos de confiança em vários países como Estados Unidos, Canadá, e países da Europa.




















São religiões praticadas em várias partes do mundo e são  diferentes em muitos costumes e práticas.

O Guru Granth Sahib Ji é a literatura sagrada do Sikhismo. 
 Alcorão é a literatura sagrada do Islamismo,

Na religião Sikh dez gurus compilaram o Guru Granth Sahib Ji, que incluiu passagens de sufis e hindus concluindo um total de 11 gurus.
No Islã, acredita-se que Gabriel, o anjo, foi o mediador de Deus, que havia revelado Alcorão a Maomé.

Os três pilares em Sikhismo são Naam Japna, Kirat koro e Vachakko.
Enquanto há cinco pilares do Islã, o Sikhismo tem três pilares.

Ao contrário do islamismo, sikhismo têm Cinco K. Os Cinco K são Kesh (cabelo limpo sem cortes), Kangha (pente de madeira), Kachera (limpos calções brancos), Kara (pulseira de aço no braço direito) e Kirpan (espada afiada de comprimento).

Os professores no Sikhismo são chamados  Gurus.
Os professores do Islã são conhecidos como Rasools ou Nabis.

O sikh recebe o nome proveniente do Guru Granth Sahib e o sobrenome Singh, que signica leão (Rei) e Kaur para as mulheres que significa princesa.
O muçulmano recebe o nome proveniente dos profetas do Alcorão.

Outra diferença que pode ser vista entre as duas religiões é na observação de peregrinação. Sikhismo não acredita em peregrinação. 
Por outro lado, pessoas que seguem o Islã tem Hajj Peregrinação.

Aos homens que praticam Sikhismo são recomendados a Não circuncidar enquanto que os homens que praticam o islamismo, sim. .

Outra diferença que pode ser visto entre o Islamismo e o Sikhismo é no funeral.
Um Sikh morto é cremado. 
Um muçulmano morto é enterrado.

Sikhismo é tolerante com todas as religiões e não tem como objetivo a conversão das pessoas. No templo sikh existem 4 portas. Isso significa que todas as religiões são bem vindas.
O islamismo é intolerante com outras religiões e tem como objetivo a conversão das pessoas.

Sikhismo não tem punições religiosas e acredita no karma.
Islamismo se baseia na Sharia, que são punições permitidas no Alcorão e não acredita em karma.

Sikhs podem comer carne de porco e não comem carne halal. Sikhs são contra a sangria.
Muçulmanos só comem carne halal (abatido com sangria) e não podem comer carne de porco.

Amritsar é o lugar sagrado para os sikhs.
 Meca é o local sagrado para os muçulmanos.

Amristar

Meca



No Sikhismo, Gurpurabs são considerados dias auspiciosos e o Eid é um dia auspicioso para o Islã.

Roupas típicas do homem muçulmano:



Roupas típicas do homem sikh, repare que a forma de amarrar o turbante é diferente:



Até a próxima!

8 comentários:

  1. Star, ótimo post pra quem não sabe as diferenças, eu aceitei o Islam e tento seguir os 5 pilares ( falta orar direito que não tô vendo jeito de gravar as orações em árabe e ir a Meca), mas só ajeitando uma coisita do seu post ( não se chateie) um dos nomes dos 5 pilares está errado. Não é Sahada, é Shahada- significa aceitar Allah como seu único Deus e mohamed -que a paz esteja com ele- como se profeta!

    Bem, continue escrevendo seus posts maravilhosos que nos ajudam sempre!
    um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI flor que bom que gostou do post! Muito obrigada pela correção, eu não tinha percebido! Já arrumei! E não se acanhe não fique a vontade! Eu vi seu vídeo da shahada e achei muito bonito, eu nunca tinha visto como é! Beijosss!!

      Excluir
  2. Oi lindona! Td bem?
    Bem.. obrigada pelo carinho cmg, pelos conselhos, pelas palavras, vc foi uma fofa.
    As coisas ja estao melhores graças a Deus e ele me prometeu que vai começar a estudar.. e sobre o arabe.. vou começar a correr atras por mim mesma.. de repente ele se anima a me ensinar. ne? Vamos ver. hahahah
    AMeiiiiiiiiiiiii ler seu blog e descobrir essas diferenças.. sou revertida ao islam a pouco tempo e ainda to aprendendo mta coisa.
    Amei o post!!!!
    bjssssssss e aparece!!!

    Mary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. habibty tudo bem!! Não precisa agradecer, só tentei ajudar pois assim como você sei como é essa fase de mudanças! Pode contar comigo sempre! Graças a Deus tudo esta bem e logo logo voce estára falando árabe com ele e sua família aí! Eles vão ficar tão empolgados de ver voce falando que vai ser um super incentivo pra voce aprender cada dia mais e ele começar a te ensinar!!
      Que bom que voce gostou do post!! Beijosss

      Excluir
  3. Só um adendo: Os sikhs comem carne de porco sim! Os sikhs da india (muitos descendentes de muçulmanos) mantiveram o hábito de não comer carne suína e acusar o nobre e deliciosa animal de impuro. Em Londres e no Canadá, só para citar dois países onde há comunidades sikh, é muito comum o consumo de carne de porco. "vida se alimenta de vida", como disse Guru Nanak Dev ji. Não há nenhuma supertição sobre pureza ou impureza em carne alguma. Mas como você mesma já postou antes, há muito costume nos sikhs do Punjab. Mas o sikhismo é maior que o Punjab! Fica em paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela sua observação, é de grande valia para nós aprendizes do sikhismo.

      Até onde eu entendo não existe de fato restrição. De acordo com Guru Nanak Dev Ji a pessoa deve se preocupar mais com a vida espiritual e meditação do que com aquilo que come. Também já me disseram que na falta de opções mesmo aquele que é vegetariano pode comer a carne de porco sem culpa.

      Costumo escrever que devemos separar o costume da religião mas é muito difícil conseguir determinadas informações principalmente quando somos iniciantes e a fonte de informação (sikhs que vivem na Índia) vem de um lugar que religião e costumes se misturam.

      É de muito valor seu comentário. Farei um update sobre o assunto. Obrigada.

      Excluir
  4. Mash Allah gostei de ver seu blog, aprendendo sobre todas religioes, mas o islam é a minha vida ^^ salam

    ResponderExcluir
  5. Estou lendo esse post em agosto de 2021. Moro em São Paulo, e desde o começo do ano, conheci o sikhismo através de um amigo Sikh indiano, colega da área de TI. Eu desconhecia completamente essa religião. E no mesmo dia, cai de amores pelo sikhismo! Nunca tive religião, assim de coração. Mas nesse mesmo dia, algo tocou meu coração! Como pode haver uma filosofia de vida tão linda como essa e a gente não conhecer, aqui no Brasil?
    Hoje, eu sou uma seguidora do sikhismo. Quero aprender mais. Sempre leio sobre quando eu posso. E estou aprendendo muito como ser uma pessoa melhor. Gostaria de conhecer outras mulheres Sikh do Brasil, para manter contato e fortalecer a minha fé. Obrigada!

    ResponderExcluir