Café com Chai

Observações de uma brasileira sobre a cultura indiana.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Filme indiano legendado em português- Black


Black é um filme indiano de 2005 falado em hindi e inglês indiano dirigido por Sanjay Leela Bhansali.
Gira em torno de uma garota cega e surda, e seu relacionamento com o professor que mais tarde  desenvolve a doença de Alzheimer.  É emocionante!

Filme completo:




A primeira metade do filme é uma adaptação da autobiografia de Helen Keller - A HISTÓRIA DA MINHA VIDA, livro que inspirou o filme O milagre de Anne Sullivan (The Miracle Worker), filme estadunidense de 1962, do gênero drama biográfico, dirigido por Arthur Penn.

O filme foi exibido no Festival de Cinema de Casablanca e do Festival Internacional de Cinema da Índia. Ele ganhou o Prêmio Nacional de Cinema para Melhor Longa-Metragem em hindi e onze Filmfare Awards. 

A Revista Time,(Europa) selecionou o filme como um dos 10 melhores filmes do ano de 2005, em todo o mundo. O filme foi posicionado em número de cinco e a Indiatimes classificou o filme entre os 25 melhores de Bollywood.


Ficha Técnica
Título original: Black
Ano: 2005
Duração: 01:59:38
Produtora: Applause Bhansali Productions

Equipe
Direção: Sanjay Leela Bhansali

Roteiro:
Bhavani Iyer
Sanjay Leela Bhansali

Artistas:
Amitabh Bachchan
Bomi Kapadia
Jeroo Shroff
Bomie E. Dotiwala
Arif Shah
Kenny Desai
Nandana Sen
Mahabanoo Mody-Kotwal
Chippy Gangjee
Sillo Mahava
Dhritiman Chatterjee
Ayesha Kapoor
Shernaz Patel
Rani Mukherjee
Kamal Adib

Fonte das informações sobre o filme:
pt.wikipedia.org / YOUTUBE




Qual o nome daquela jóia na testa??

Update: Como colocar a jóia:  http://cafecomchai.blogspot.com.br/2013/07/como-colocar-tikka-e-jumer-nos-cabelos.html

A razão do título é porque muita gente me pergunta sobre essa linda jóia, e mesmo eu há pouco tempo não sabia ao certo o nome, então quando eu queria comprar, perguntava na loja "...sabe aquela jóia que as indianas usam na testa, pendurada assim e assim.." e como vi que muita gente também me pergunta dessa forma resolvi me aprofundar mais no assunto e estudar melhor sobre o tema, até porque eu gosto de conversar sobre roupas e ornamentos indianos e dividir informações.

Essa jóia é chamada Tikka ou Maang Tikka e não se confunde com o bindi, que é um pontinho no centro da testa (falei sobre o bindi aqui).

Essa jóia é usada por mulheres em grandes festas, principalmente casamento tanto pela noiva quanto pelas convidadas.

Possivelmente não há maior beleza do que uma noiva enfeitada no dia de seu casamento, e os lindos enfeites de casamento indianos e jóias destacam o rosto, principalmente um enfeite como o maang tikka.


 Como o próprio nome sugere esta joia é usada na divisão do centro do cabelo. Em termos literais maang significa a divisão do cabelo e tikka é o local na testa, onde você aplica um tilak ou bindi, sendo portanto, maang o cordão fixado na divisão do cabelo, enquanto o tikka é a parte da jóia que fica na testa.

 O comprimento e a espessura variam de acordo com o gosto pessoal. A peça central pode ser em forma de jhumka ou mesmo um medalhão mais complexo.

Noivas indianas costumam usar um maang tikka feito de revestimento de ouro, prata,  pedras semi-preciosas e preciosas, diamantes, pérolas, trabalho kundan e afins. O design da peça depende da região do país e também pode ser feito para combinar com as jóias da noiva. Hoje em dia as mulheres também optam por modelos mais modernos, inovando nas formas geométricas e pedrarias substituindo os desenhos tradicionais.

Essa jóia é usada pelas mulheres indianas em vários eventos e festas e não apenas em casamentos ... e por uma boa razão. É o ornamento ideal para chamar a atenção para o seu rosto.

 Ela dá o toque perfeito, étnico.

  Esta joia também é usada para acentuar a beleza da noiva.  É uma jóia versátil e pode ser usada em vários estilos. Os tipos de maangtikas variam de estado para estado na Índia.

Por exemplo, as noivas do norte da Índia geralmente usam jóias kundan Jadau, então, o maangtika é também trabalhado em kundan ou Jadau. Deslumbrantes e ricos em esmaltação verde e cor rubi com pedras preciosas incrustadas.





 Por outro lado, ao Sul,  a noiva indiana usa rubis e pérolas. Este é composto por um pesado centro com dois cordões laterais, que adornam a lateral da cabeça e pérolas.



O Patti Matha é um maang tikka com algumas "cordas".  Shilpa Shetty , famosa atriz indiana na foto abaixo - No dia do casamento usava jóias tradicionais. Os rubis e esmeraldas incrustadas de tikka são suportados por cordões em ambos os lados da divisão central.



Jhumar ou Passa é um maang tikka onde o enfeite fica pendurado na lateral. É  um costume trazido pelos mughals ( muçulmanos, trouxeram a literatura persa e sua forte cultura, formando assim a base da cultura Indo-Persa e crescimento do Islã na India).
O uso do jhoomar/ jhumar é muito usado pelas noivas paquistanesas e indianas muçulmanas. A principal diferença é o caimento nas laterais.




Em seguida, outros estilos incluem o Rajasthani maang tikka, que tem um centro arredondado e três cadeias de ouro as quais são presas na linha do cabelo e uma através do meio de partição do cabelo. As tikas do Rajastão também são feitas com pérolas, rubis e esmeraldas incrustadas em ouro. Com a mudança dos tempos, jóias com diamantes e platina estão em alta.


Algumas noivas do norte optam por tikas com diamantes fixados em platina ou ouro branco.

 Embora a tendência é afastar-se do tradicional, as noivas no sul da Índia, como Kerala, ainda gostaam de manter os modelos tradicionais feitos em ouro.



Alguns dos maang tikas mais surpreendentes estão sendo exibidos nos dias de hoje. Eles fazem declaração de estilo e estão na lista de desejos de toda noiva indiana.











A mulher pode incrementar o visual, usando diferentes estilos de maang tikas no lugar do tradicional. O tradicional pode ser guardado para o dia do casamento.



Certamente esse enfeite fará você se parecer como uma linda princesa indiana!


Beijos!!!

O turbante do noivo indiano

Olá meus queridos!

Vamos falar um pouquinho sobre os turbantes? Eles são conhecidos por sua beleza e elegância e são uma parte essencial do traje do noivo em casamentos indianos. Eles são feitos a partir de uma única tira de tecido, e estão disponíveis em vários estilos. O nome varia de acordo com o modelo. Eles são conhecidos por vários nomes, como pagari, Pencha, sela, ou safa.

  Turbantes de casamento são geralmente na cor rosa ou vermelho. O tecido utilizado varia de região para região, como turbantes de seda são famosos entre noivos Punjabi e noivos do Rajastão optam por turbantes Bandini.


Bandinis





Turbante bandini

Turbantes adicionam um toque de realeza e graça ao look. Segundo a tradição, eles são um símbolo de respeito, prosperidade e refletem a personalidade dinâmica de um homem.



 Eles também são um ornamento para destacar a beleza do noivo no grande dia.



Nos tempos antigos, não haviam muitos padrões, estilos e também a escolha do tecido foi muito limitada. Esse não é o caso de hoje. É possível encontrar turbantes que combinam com a roupa e  são decorados com pedras preciosas, pérolas, trabalho Zardosi, seda crua, cristais etc. .



Turbante do noivo é geralmente ornamentado com bordados de miçangas ou Kalgi. Kalgi é um broche  feito com pedras e geralmente tem uma pena anexada nele. Pode ser ou amarrado ou pregado no turbante. Isso geralmente reflete o status social da família.

Kalgi

Kalgi preso ao turbante




Turbantes modernos são principalmente costurados e podem ser facilmente usados e retirados, diferente dos tradicionais que tinham que ser enrolados na hora. Não parece mas leva-se muito tempo para amarrá-lo. Eles definitivamente adicionam um toque real nas vestimentas do noivo!

Eu gosto muito de turbantes, acho lindos e dão um charme a mais, não é verdade?!!

Beijoss

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Brasileiros também curtem dança indiana!

Em 26 de maio desse ano aconteceu na Avenida Paulista, em São Paulo, o Primeiro Flash Mob no Brasil com dança indiana, mais precisamente Bollywood. Coloquei o vídeo para quem não viu possa conferir.

Não sou de assistir reality show mas vi na internet que a Fazenda da Rede Record também fez um clipe de Bollywood com os integrantes da casa.  Adorei a iniciativa!! A influência de Bollywood está chegando ao Brasil!!




Flash Mob Bollywood na Avenida Paulista



Peões da Fazenda gravam clipe de Bollywood no reality show

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Curiosidades do Casamento Punjabi


Hoje eu gostaria de compartilhar com vocês algumas curiosidades do ritual de casamento no Punjab ou conhecido como Anand Karaj na cerimônia Sikh....

Na manhã do dia do casamento, tio materno e a tia vão para a casa da noiva carregados com presentes para a família da noiva :)

É agora que a noiva deve  usar a chooda tradicional (um conjunto de 21 pulseiras brancas e vermelhas, um símbolo importante para uma noiva recém-casada no punjabi) colocadas por seu tio materno.

A noiva não deve olhar para a chooda (as pulseiras) antes ou durante o processo.  Todos os membros da família tocam a chooda para abençoar a noiva e cantam canções tradicionais. Em tempos antigos, a chooda costumava ser feita de marfim, mas agora é feita de plástico.


 A chudda significa o estado civil da noiva e é geralmente usada por cerca de 40 dias a um ano após o dia do casamento. 


Após a chooda ter sido colocada, a família da noiva coloca as kaliras que ficam presas em uma  pulseira, em ambas as mãos.

Kaliras são tradicionalmente ornamentos em forma de lustres feitas em ouro fino ou folhas de prata. Alguns parentes mesmo amarram caixas pequenas de prata, anéis de dedo, etc, para as kaliras. Estes enfeites significam bênçãos e bons desejos para uma vida feliz de casada.

A partir de agora a noiva usará tudo até o fim das cerimônias de casamento. Alguns brincam dizendo que as kaliras estão ali para que a noiva possa descansar antes do dia do casamento pois trabalhar com elas ou fazer os afazeres domésticos torna-se muito difícil, especialmente se você tem uma família grande.rs

Kaliras são usadas ​​tradicionalmente por noivas Punjabi. Estes ornamentos estão ligados ao chuda ou pulseiras, em ambas as mãos da noiva. Originalmente, as kaliras eram feitas de conchas, cocos ou flores, embora nas versões modernas possam ser feitas de prata batida, ouro ou  metais banhados.

Hoje em dia algumas delas podem ser encomendadas e estão disponíveis em muitas cores e modelos para combinar com a roupa da noiva.



De acordo com os costumes do Punjabi , após o casamento, quando a noiva se prepara para ir para a  casa do marido, as amigas e primas solteiras, fazem uma fila ou ficam na frente da noiva daí ela balança as kaliras sobre as cabeças de cada uma delas e sobre aquela que a kalira cair será, então, a próxima a se casar. É como o nosso famoso "jogar o bouquet da noiva"!!


As kaliras são brilhantes e muito bonitas e são perfeitas para adicionar um toque tradicional para qualquer roupa.

As noivas quando partem para a casa do marido, jogam alguns punhados arroz para trás, simbolizando alimentos e riqueza.  Dessa forma  Lakshmi (a deusa da riqueza e da prosperidade) garantirá que sua casa materna permanecerá próspera


Lindo e emocionante. E voce o que achou?
Beijos




Moda - Chanel se inspira na India

No desfile pré-inverno 2012  ocorrido no Grand Palais, Paris, Karl Lagerfeld trouxe excelência em estilo inspirado em Bombay -  India, com muito brilho, pedrarias e ornamentos todos ricos em detalhes.



Nada tradicional, ele soube adaptar muito bem o oriente com o ocidente. O clássico Chanel com a ousadia dos brilhos da India. Os detalhes das clutches ficam para as apaixonadas por bolsas (que estão lindasss).

O desfile marcou as cores prata e dourado. Nada de salto alto. E as rasteirinhas ficaram maravilhosas! Foi mantida a joalheria clássica indiana e tika (adorno na testa).

 Pelo que percebi Karl se inspirou no típico salwar kameez também conhecido no Brasil como "Punjab" (camisa/túnica e uma calça mais justinha estilo legging) e se inspirou também no Diwali (festival das luzes) ao usar bastante brilho e dourado.

Selecionei algumas fotos, vamos relembrar esse maravilhoso desfile!!