Os Cinco K's do Sikhismo são os 5 artigos de fé:
1.Kachhera - calção solto.
2.Kanga - pente de madeira.
3.Kara - Pulseira de aço.
4.Kesh - cabelo não cortado.
5.Kirpan - espada curta.
1.Kachhera
Kachhera é uma roupa solta usada pelos sikhs e é um dos 5 K , ou artigos de fé conhecidos no Sikhismo como Kakar. A kachhera é projetada para facilitar a circulação, mantendo a modéstia, ao se sentar de pernas cruzadas para o culto, participando de seva, ou durante a prática de artes marciais. Historicamente, a kachhera é usada por guerreiros Sikhs permitindo agilidade no campo de batalha ou na montaria.
2. Kanga, o pente de madeira
O Kanga é um pente de madeira. Ele vem em uma variedade de tamanhos. Alguns têm dentes finos curtos e outros longos e largos. Os Sikhs não cortam o cabelo. Quando não existia shampoo, os Sikhs limpavam o cabelo com água e a aplicação de óleo. A prática tradicional de usar óleo nos cabelos continua até hoje, e ajuda a prevenir emaranhado dos cabelos e nutre o couro cabeludo. O pente grande desembaraça os cabelos facilmente. Um pente com dentes pequenos era útil para limpar e manter o cabelo saudável livre de caspa e parasitas durante os tempos de batalhas, mas até hoje o costume de andar com o pente continua. Os sikhs sempre foram ensinados a cuidar muito bem dos cabelos e da higiene.
Os Sikhs penteiam os cabelos na parte da manhã antes de amarrar o turbante, e geralmente, no final do dia, antes de dormir.
3. Kara, o bracelete
Kara é um bracelete de ferro ou aço usado no pulso do braço direito. Tradicionalmente um kara serve como uma proteção para o pulso durante a batalha na luta com espadas. O kara também serve como um lembrete visível da ligação entre o Sikh e o Guru. É o artigo mais usado e visível pelos homens e mulheres.
Esse bracelete nós chamamos de Kara (pronuncia-se kará).O kara foi instituído pelo décimo Guru Gobind Singh no Baisakhi Amrit Sanskar em 1699.
Além disso, o uso do kara por não-Sikhs é incentivado, pois representa a "totalidade de Deus".
O bracelete é uma lembrança constante da missão Sikh nesta terra, dada ao homem e a mulher para realizar obras de justiça e verdade mantendo os ensinamentos dados pelo Guru. O bracelete faz o Sikh lembrar que ele é um servo de Deus, por isso não deve fazer nada que possa trazer vergonha ou desgraça. Quando a pessoa olha para o bracelete, ela é levada a pensar duas vezes antes de fazer qualquer mal com as mãos.
É um símbolo do apego inquebrantável a Deus. É na forma de um círculo que não tem começo nem fim, como a natureza eterna de Deus e também um símbolo da irmandade Sikh.
Normalmente se usa no pulso direito que é da mão dominante, mas é também possível o uso em ambos os pulsos.
4. Kesh, cabelos sem cortar.
Refere-se ao crescimento do cabelo. Para o Sikh, kesh inclui todos os pelos faciais e corporais que devem ser mantidos intactos. Isto significa que um Sikh nunca deveria cortar, remover ou alterar os cabelos ou pelos do corpo. O cabelo cresce a um determinado comprimento, dependendo do código genético de um indivíduo. Os Sikhs honram este processo físico, como a intenção do Criador, eles acreditam que se os cabelos e pelos do corpo existem, é porque tem alguma razão para isso, então não podemos ir contra a natureza e removê-los. Muitos Sikhs testemunham que kesh tem um significado espiritual durante a meditação e adoração e usar um turbante curto conhecido como um Keski é usado para proteger cabelos.
5. Kirpan
Kirpan é uma pequena espada cerimonial. A kirpan representa o ideal do guerreiro Sikh para defender os fracos da tirania, a injustiça e a conversão forçada. Historicamente, kirpan teria sido uma arma usada em batalha. O significado de kirpan se estende também a uma batalha pessoal, uma luta com o ego e é um lembrete para manter vigília contra o aumento da raiva, apego, cobiça, luxúria e orgulho.
Sat shri akaal!
Sat Sri Akal!
ResponderExcluirGostei do post! Eu uso a minha Kara sempre! O meu marido deu-me no nosso 3 encontro :) nunca tiro, sinto-me segura, quando olho para ela da-me tranquilidade pois faz-me lembrar da minha conexão com Deus... Da sua forca e amor :)
WAHEGURU JI
Sat sri akal!!!
ExcluirEu também uso minha Kara sempre, não me imagino mais sem ela, tenho a mesma sensação que você..é incrível a ligação, conexão com Deus..sempre que olho para ela também me sinto segura, ela não me deixa esquecer que Deus está sempre presente com seu amor infinito.
WAHEGURU JI!