quarta-feira, 19 de junho de 2013

Qual a importância do Incenso?

O incenso é muito utilizado na Ásia e no Oriente Médio. Os indianos utilizam o incenso em todos os rituais religiosos. É muito comum eles queimarem incenso diariamente no momento das orações.


Na verdade aprendi muita coisa sobre o incenso. Muitos dizem que fumaça e fogo são uma forma de se conectar com Deus e agradar a Ele (seguindo o exemplo dos quatro elementos ar, fogo, terra e água) e Deus gosta de perfume, por isso o incenso é perfumado e também o aroma agradável traz bem-estar, calma, ajuda na concentração e meditação de quem está orando.

 Eu perguntei: como sabem que Deus gosta de perfume? Então me responderam: " Todas as flores são presentes de Deus para nós. Ele fez as flores com perfume. Você já reparou que Deus também fez algumas flores sem perfume, mas não fez nenhuma flor com mau odor?!."

Antes eu achava que o incenso só servia para perfumar ambientes ou misticismo mas hoje adquiri novos hábitos e aprendi a respeitar como um artigo religioso. Por exemplo:

  •  fazer as orações após o banho matinal pois assim você está purificado;
  •  não deve ingerir nenhum tipo de carne ou álcool antes de orar ou queimar o incenso (por isso a importância de rezar de manhã pois é também garantia de que você não comeu ou bebeu nada impuro);
  • tirar os sapatos;

  • lavar as mãos ao acender o incenso;
  • cobrir a cabeça (para os sikhs tanto o homem quanto a mulher devem cobrir a cabeça);

O incenso na Bíblia

Como antes de conhecer o sikhismo eu tive uma base cristã, um dia fui procurar na Bíblia e lá também fala sobre o perfume:

O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial. (Provérbios 27:9)

E, aproximando-se Jacó para lhe dar um beijo, Isaac sentiu o perfume de suas vestes, e o abençoou nestes termos. “Sim. o odor de meu filho é como o odor de um campo que o Senhor abençoou. (Gênesis 27, 27)

Dai flores como o lírio, exalai perfume e estendei graciosa folhagem. Cantai cânticos e bendizei o Senhor nas suas obras. (Eclesiástico 39, 19)

Somos para Deus o perfume de Cristo entre os que se salvam e entre os que se perdem. (II Coríntios 2, 15)


Se o justo me bate é um favor, se me repreende é como perfume em minha fronte. Minha cabeça não o rejeitará; porém, sob seus golpes, apenas rezarei. (Salmos 140, 5)

Boa fama vale mais que bom perfume; mais vale o dia da morte que o dia do nascimento. (Eclesiastes 7, 1)

Teus lábios, ó esposa, destilam o mel; há mel e leite sob a tua língua. O perfume de tuas vestes é como o perfume do Líbano. (Cântico dos Cânticos 4, 11)

Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra. (São Mateus 2, 11)

Para os indianos, o perfume do incenso acalma o ambiente e favorece a meditação. Os árabes, indianos e chineses gostam do incenso para perfumar e meditar. Para esses povos, o incenso é uma  comunicação com Deus e também de uso cultural. 

Abraços

6 comentários:

  1. Eu amo incensos, tenho de vários aromas diferentes e os uso sempre em minha casa, particularmente sinto além de um aroma agradável uma certa paz. Eu já conhecia o significado cristão, mas não sabia de sua importância e significado nos rituais religiosos indianos, confesso que agora o incenso me agrada e me traz uma paz maior ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo incensos e adoro a esfera de paz que ele deixa em casa, seja perfumado ou de ervas. Eu também não sabia o significado do incenso para os indianos..eles são o povo do incenso..os melhores incensos do mundo vem da Índia e do Oriente Médio. Eu sabia que eles gostavam muito mas não sabia sobre o respeito religioso que é dado. Eu também passei sentir mais paz e mais a presença de Deus depois disso.

      Excluir
  2. Que interessante!
    Star, você segue o sikhismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Sim, eu estou seguindo o sikhismo mas ainda estou engatinhando.. O sikhismo tem uma doutrina formada por 11 gurus então imagine quanta coisa ainda tenho para aprender..rs não sei se um dia eu me tornarei totalmente sikh mas até lá espero trazer uma boa bagagem..!
      Beijos!!

      Excluir