sexta-feira, 25 de abril de 2014

Rituais do Casamento Punjabi Sikh

O casamento Sikh é uma das cerimônias de casamento mais elegantes e simples, mas quando se fala em casamento de um sikh punjabi a simplicidade dá lugar ao luxo digno de um marajá.  Conhecido como Anand Karaj, literalmente significa "união feliz '. 




RITUAIS ANTES DO CASAMENTO

Thaka / Roka: A cerimônia de casamento sikh começa com o roka ou a cerimônia Thaka. É uma cerimônia informal. Uma vez que as famílias de ambos os noivos concordam com o compromisso , o noivo com seus parentes próximos, visitam a família da noiva. Isto serve para indicar que o casal está noivo e não receberá nenhuma outra proposta para casamento. Um membro respeitado da família oferece ardaas (orações ) para o bem-estar do casal.

A mãe do noivo , em seguida, mostra os presentes futuros para a nora ( dupatta , doces e dinheiro ) . Por sua vez, os pais da noiva oferecem ao seu genro Shagan ( presente simbólico ) na forma de dinheiro e doces para formalizar o anúncio do noivado.


Mangni / Sagai / Kudmai: É o noivado formal. Com um conjunto completo de roupas finas , acessórios, jóias e produtos de higiene pessoal , os parentes do noivo vão para casa da noiva junto com o noivo.

A cerimônia começa com orações e kirtans ( canções religiosas ) na presença do livro sagrado dos sikhs, o Guru Granth Sahib . A mãe da noiva dá presentes ao seu genro (incluindo doces, jóias e dinheiro ). A noiva também recebe presentes de sua sogra para um começo auspicioso. Finalmente, o casal troca anéis prometendo um ao outro uma união ao longo da vida. Aqui a noiva recebe seu anel de noivado.




Maiya : Maiya refere-se a um costume Sikh onde a noiva e o noivo ficam confinados em suas respectivas casas por alguns dias antes do casamento . Eles não estão autorizados a sair da sua casa e também mudar suas roupas.

Sangeet: Refere-se à noite cheia de diversão onde a música, dança e bebidas são os principais componentes . Tradicionalmente, dançar com as batidas do dholak (pequeno tambor) era o que sangeet significava. Antigamente as mulheres comemoravam separadamente dos homens pois esse é o momento que as mulheres podem dançar, cantar, conversar sobre tudo o que nunca conversariam na presença de um homem, falar besteiras, piadas, brincadeiras..

Atualmente o dholak foi substituído por DJ e sangeet promete ser um grande evento de diversão. É uma verdadeira festa com muitos convidados, muita dança e músicas modernas com luzes, buffet e tudo o que uma festa de casamento tem direito.  

Jago 
A cerimônia de Jago anuncia a chegada da família materna noiva para o local do casamento. Na Índia, a noiva ou o noivo normalmente vivem com sua família na vila de seu pai, enquanto a família de sua mãe estaria em uma aldeia diferente. A família materna chegaria na casa de seu pai, poucos dias antes do casamento, enquanto carregam o jago do e cantam. O Jago são jarros de açõ coloridos com velas neles. Isso serve para alertar a todos a sua chegada. É uma cerimonia alegre cheia de canto e dança. Geralmente é feito junto com o Sangeet.

Mehendi : Refere-se à cerimônia íntima para as senhoras das famílias, especialmente o lado da noiva . A pasta de henna é aplicada em todos os convidados presentes, para que possam dar suas bênçãos , colocando algumas rúpias no prato. Depois aplicam mehendi nas palmas das das mãos da noiva , para que ela deixe as impressões de suas mãos em uma parede de sua casa . Logo após o mehendi é então lavado rapidamente para que os artistas profissionais continuem com o seu trabalho e possam fazer os belos desenhos.

Gana: Um fio vermelho auspicioso é amarrado no pulso direito do noivo e no pulso esquerdo da noiva. Junto com a gana , outros itens auspiciosos como conchas, um chaveiro de ferro, pérolas e um pequeno pacote de açúcar também estão ligados a uma boa fortuna.

Vatna : Tendo lugar pouco antes do dia do casamento, é uma pasta feita de farinha de grão-de-bico, açafrão e óleo de mostarda aplicada nos noivos para a limpeza e embelezamento. Este é um tratamento de beleza seguido por um banho cheio de rituais.


Gharoli : Simultaneamente no lugar do noivo, a cunhada do noivo acompanhada de outros parentes do sexo feminino vão a um gurudwara  para encher um cântaro de barro ( gharoli ) com água que é usada para banhar o noivo , após a cerimônia Vatna .


Khare charna: O noivo é colocado sentado em um banquinho e quatro mulheres cobrem sua cabeça com com um pano. Então é dado o banho simbólico antes que ele comece a se arrumar para o casamento .

Choora chadana: Esta cerimônia se refere ao uso das pulseiras nas cores vermelho e branco pela noiva, que são um presente de seu tio materno . As pulseiras são previamente mergulhadas em lassi Kachchi ( leite ) . Após o banho de ritual , a noiva coloca no dhoti kuvaar (último conjunto usado por ela como uma donzela dado por sua sogra ) e uma oração é dita antes do Guru Granth Sahib .
Após isso, tio e tia da noiva colocam as pulseiras nela que foram abençoadas por cinco senhoras casadas . A noiva também usa um kada ( pulseira de aço) em cada pulso para que sua família e amigos amarrem o kaleeran (ou kaliras) são peduricalhos de ouro, para trazer boa sorte.


Sehrabandi: Sehrabandi refere-se à cerimônia de amarrar o Sehra ( véu ) no turbante do noivo por suas irmãs , que é abençoada pela primeira vez por cada membro da família. Junto com o noivo, o sarbala (geralmente um jovem sobrinho do noivo ) também está vestido para a ocasião , se mantém um companheiro constante do noivo até o dia do casamento.



Chadna Ghodi: O noivo  e seu sarbala agora são escoltados até um cavalo geralmente branco, bem decorado . Após o cavalo ser alimentado com grama pelas irmãs do noivo , ele e seu sarbala montam o cavalo e partem para o local do casamento . A cunhada do noivo aplica um toque de kohl nos olhos do noivo para afastar o mau-olhado. Por fim, as irmãs e primas do noivo amarram as rédeas com vagaan ( borlas de ouro ), que mais tarde serão presenteadas pela mãe do noivo.





RITUAIS DO CASAMENTO

Milni: Milni é a recepção formal da baraat (festa do noivo ), significa "encontro" oferecido pela família da noiva. Ao canto de  "hum Ghar Saajan Aaye ' ( hino ), o pai da noiva cumprimenta o pai do noivo com guirlandas e depois ele é coroado em troca.

Milni é uma oportunidade para ambas as famílias se encontrarem. Como a maioria dos casamentos na Índia são arranjados, geralmente é a primeira oportunidade para que todos os membros de ambas as famílias se conheçam. É claro que isso não é mais o caso, mas a cerimônia ainda é uma bela maneira de cumprimentar a todos e se conhecerem mais. Normalmente, dois grupos ficam de frente uns para os outros e os parentes equivalentes se cumprimentam com de um aperto de mão e um abraço. Por exemplo, os dois pais que se encontram, seguido por dois avôs paternos, dois avôs maternos , irmãos, tios , etc Uma vez que isso for concluído, todo mundo entra no templo.


Café da manhã
Após o milni, um café da manhã será servido no interior do templo . Isto é para ambos os lados da família e será composto de chá, suco , doces, bolos , frutas e pakoras . Tenho certeza de que estou esquecendo alguma coisa, mas a verdade é que são servidos toneladas de alimentos! Ardaas está sendo dito e a cerimônia de casamento começa (anand karaj). 

Anand karaj: É a cerimônia dentro da Gurdwara. Geralmente ocorre início da manhã. Mas no caso de isso acontecer um pouco mais tarde, ela deve ser concluída antes de meio-dia. As pessoas retiram os sapatos ao entrar no templo.
Os homens e mulheres sentam em lados diferentes,  não é um decreto religioso - é simplesmente uma preferência cultural que vem sendo seguida ao longo de muitos anos.

A noiva é levada por seu pai, irmãs e amigos ao local do casamento em uma Gurdwara, e se senta à esquerda do noivo.

Uma vez que os Sikhs não tem um clero ordenado, um membro respeitado da comunidade ou gurudwara geralmente conduz a cerimônia.

Todos os presentes são convidados a ficar para as ardaas (orações) após o qual todos se curvam diante do livro sagrado. O pai da noiva dá um nó no lenço do noivo e a noiva carrega esse lenço junto a ele, simbolizando que agora os noivos estão ligados um ao outro e que ele está dando sua filha em casamento . Depois disso, os noivos dão 4 voltas chamadas de laav em torno do livro sagrado Guru Granth Sahib, e cada volta é intercalada com hinos.

O significado por trás de cada volta:

Primeiro laav enfatiza o dever para com a família e a comunidade
Segundo laav significa o estágio de desejo e amor um pelo outro
Terceiro laav salienta a fase de desapego do mundo
Quarta laav significa a fase final da harmonia e da união no casamento quando o amor entre o casal está em harmonia com o amor a Deus


O fato do noivo ficar à frente da esposa não implica que ele esteja no controle ou seja superior a ela. Ele fica à frente para simbolizar o seu papel de protetor e provedor de sua esposa .



A cerimônia termina com mais ardaas e Vaak ( conselho do guru ), que é feito abrindo o livro sagrado e em seguida ele lê um versículo aleatório a partir da página à direita. Karah parshaad ( alimento sagrado ) é distribuído e as guirlandas são colocadas e a cerimônia de casamento está concluída.


RITUAIS DEPOIS DO CASAMENTO

Doli: A noiva agora se arruma com um conjunto de roupas novas e jóias dados a ela por seus sogros e retorna à casa de seus pais para se despedir. Algumas brincadeiras fazem parte desse momento, quando o noivo tenta entrar na casa as irmãs da noiva tentam impedir até que ele mostre que que tem dinheiro e joias.

Passado o momento de descontração a noiva alimenta os membros masculinos da sua própria família com arroz e se prepara para sair de casa com seu noivo para sua nova família jogando para trás punhados de arroz , invocando as bênçãos de prosperidade em sua família, a noiva se despede com um adeus choroso, é um momento muito delicado o qual a noiva realmente deixa a casa de seus pais e chora muito.
O pai da noiva a ajuda a filha a se sentar no carro decorado, na partida o homens da família empurraram o carro como símbolo de que ninguém a está impedindo de seguir em frente com sua nova vida.




 Ao chegar na casa do marido, a mãe do noivo recebe o casal, derramando um pouco de óleo na porta antes de  entrarem. A mãe, então, tenta beber água em um copo de metal, mas o noivo a impede. Finalmente, depois de três tentativas, ele cede e permite que ela beba a água. Este ato é repetido com outros seis parentes do sexo feminino.

Doli jantar:  Um jantar é especialmente marcado para comemorar a chegada da noiva em sua nova família. Seria um jantar tranquilo, apenas com os mais próximos da família do noivo e amigos. Hoje em dia são celebrados jantares luxuosos e muitos convidados.








2 comentários:

  1. Um homem muçulmano pode se casar com uma mulher sikh por estas serem monoteístas. Uma mulher sikh pode se casar com um muçulmano?

    ResponderExcluir