Café com Chai

Observações de uma brasileira sobre a cultura indiana.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Como é o Noivado Punjabi Sikh


Acontece meses ou poucos dias (de 1 semana a 10 dias) antes do casamento na fase Sagai.

É uma das cerimônias mais esperadas de uma noiva indiana porque aqui ela vai ganhar um véu de sua futura sogra.

O principal objetivo na Índia é marcar a data do casamento e trocar anéis de noivado.

O KURMAI é uma cerimônia para o noivo feito pela família da noiva e o CHUNNI é uma cerimônia para a noiva feito pela família do noivo.

A cerimônia chunni , é realizada na casa da noiva , conduzida pela família do noivo. A noiva se veste com os presentes trazidos pela família do noivo. Os presentes incluem frequentemente um salwar kameez ou sari , maquiagem, jóias, pulseiras, bindis, enfeites de cabelo, e sindoor ( pó vermelho que coloca na perto do cabelo de uma mulher simbolizando ela é casada ). O presente mais importante é o chunni ( um longo véu ). É sempre em um tom de cor tradicional do casamento, vermelho. O significado da cerimônia chunni é para iniciar o processo de receber a noiva para a família.

A cerimônia Kurmai é tradicionalmente realizada na casa do noivo. Se inicia com o pai da noiva aplicando tillak (marca na testa) do rapaz. O noivo ganha presentes trazidos pela família da noiva. Os presentes incluem frequentemente um kara de ouro ( pulseira Sikh ) ou um relógio de pulso, frutas secas e doces.
Eles convidam seus familiares e amigos.


O significado por trás da família da moça presentear o noivo é declarar sua aprovação declarando publicamente o rapaz como genro. No costume tradicional indiano, a família da noiva nunca vêm à casa do rapaz com as mãos vazias, assim eles trazem doces de frutas ou doces indianos. É considerado auspicioso para trazer algo doce.

Tradicionalmente, só os homens da família da noiva comparecem, porque ela não pode ir para seus sogros antes do casamento, pelo menos isso é o costume tradicional! Por isso muitos casais optam por celebrar em algum espaço apropriado como salão de festas, assim todos podem comparecer e a troca de aneis de noivado são realizados com a presença da noiva ou na casa dela.

A cerimônia geralmente termina com os pais da noiva colocando uma guirlanda no casal, o que é chamado de milni (reunião). Os pais, então, dão ladoo (típico doce indiano) ao noivo, seguido pelo resto da família e amigos que também presenteiam ele com dinheiro.

Portanto, esta foi a cerimônia Kurmai. Agora, o noivado está oficializado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário