segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Água de Rosas para clarear a pele

Nesse calor que está fazendo acredito que no Brasil todo, "descobri" uma forma de clarear as manchas da minha pele do rosto que tanto me incomodam. Água de Rosas, produto muito usado na Índia e países árabes.

Ela tem um sabor característico e é muito usada na culinária do Irã e Oriente Médio, especialmente em doces como nougat, balas de goma, raahat e baklava. A água de rosas é usada também para dar um gosto distinto na Turquia.

No Irã, também é adicionada ao chá, sorvete, biscoitos e outros doces em pequenas quantidades, e no mundo árabe, Paquistão e Índia, é utilizada  em doces, iogurte e pratos à base de leite, como arroz doce. É também um ingrediente essencial na lassi doce, uma bebida feita a partir de iogurte, açúcar e vários sumos de fruta, e também é usada para fazer o famoso doce Gulab Jamun. A água de Rosa é frequentemente utilizada como um substituto halal para o vinho tinto na culinária; a Premier League oferece uma bebida à base de água de rosas como uma alternativa para o champanhe quando premia jogadores muçulmanos.

 Em algumas partes do Oriente Médio, a água de rosas é comumente adicionada à limonada ou leite.

Como eu uso a água de rosa:

Existem 2 tipos: a água vendida como cosmético e a água para ser usada na culinária. Eu usei os 2 tipos.

Eu fazia o uso da Água de Rosas Dabur (propria para usar na pele) de vez em quando embebida em algodão, mas não via nada demais além do desperdício, pois para umedecer o algodão eu precisava de uma quantidade muito maior.
Como não posso ir até a Índia repor minha água de rosas da mesma forma que vou comprar pão ali na esquina, precisei encontrar uma forma de usar com economia. Até que nesse calor coloquei a água de rosas dentro de um frasco em spray, e na pele limpa passei a borrifar no rosto várias vezes ao longo do dia como uma água termal. Ótimo para carregar na bolsa. Dessa forma rende muito mais do que usar com algodão.

Os resultados foram incríveis! Percebi que minhas manchas começaram a clarear, a pele do rosto ficou mais uniforme, em poucos dias de uso. Pensei que fosse impressão minha, até que meu marido olhou para mim chocado e disse "Nossa, como você está branca! Você andou usando algum creme asiático?" (não é que eu fiquei branca, as manchas é que clarearam) Eu respondi  que não, e disse a ele que estava usando só água de rosas.  

É claro que as manchas não sumiram totalmente e acho que não vão sumir definitivamente, e nem sei se com o tempo a pele acostuma e para de surtir efeito (bate na madeira!) mas quem tem manchas na pele tipo melasma sabe como é uma alegria ao notar o clareamento delas.
A água de rosas uniformizou o tom da minha pele, tirou aquele tom desigual causado pelo sol e o melhor é que o resultado apareceu em poucos dias, além de não ter química, pois eu estava cansada de usar tantos cremes.

Para não gastar minha água de rosas Dabur, eu passei a usar uma água que comprei em casa de produto árabe (de uso culinário) e o resultado é o mesmo. A única diferença é que a Dabur tem glicerina, por ser própria para a pele, e a água árabe é aquela usada no preparo de doces e bebidas, mas o efeito é o mesmo. Só recomendo essas duas (Indiana e árabe) porque as outras dezenas que existem não conheço e não sei se de fato elas tem água de rosas na composição, cuidado porque a maioria que vemos na farmácia tem só o cheiro além de outras substâncias químicas!


Essas são as duas que uso, a Gulabari tem glicerina, e a Alwadi é para uso culinário. O efeito tem sido o mesmo. Eu testei com algodão e com spray, e notei resultado na forma de spray.


Posso fazer água de rosas em casa?
Eu vou ser sincera. Se você tiver um jardim em casa com sua própria roseira, sim. Mas se você é como eu, que não tem quintal em casa e precisa comprar em alguma floricultura, não recomendo, porque a maioria das flores que chegam até nós estão cheias de química contra pragas, insetos. Como você acha que essas rosas chegam até nós tão lindas e inteiras? Eu já tive rosas em casa, e as folhas viviam danificadas pelas larvas de borboletas porque eu não fazia uso de nenhum inseticida. Então não acredito que as rosas de mercado sejam livres de inseticidas. Isso não é saudável para a pele.

As indianas também colocam algumas gotinhas da água de rosas na máscara facial. 

Veja como elas usam:






Abraços!

9 comentários:

  1. Oi, Star! Nossa, simplesmente adorei a dica! Tenho uma água de rosas aqui em casa, também de uso culinário, e já antes de dormir apliquei no rosto. Agora pela manhã, após o banho, também. É bastante refrescante. Esperando ansiosa para ver o resultado! rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! É muito refrescante e nem preciso de tantos hidratantes com o uso da água de rosas. Aplico várias vezes ao dia, virei a louca da água de rosas! Depois me conte o resultado!! Procure aplicar em forma de spray, eu acho que assim o resultado é mais rápido.
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá Star...
    Eu adoro o seu blog,sempre que posso estou dando uma olhada e lendo suas novas publicações,essa da água de rosas é fantástica,gostei muito.Mas,Star você sabe de algo que faça acabar com cravos e espinhas do rosto? Se você souber,diz pra mim por favorzinho?
    Obrigada Star por me fazer aprender sobre a cultura indiana,cada dia às admiro mais...você e a India.
    Beijinhos!!!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vou procurar alguma receita de pele e colocarei aqui no blog!
      Obrigada, minha querida, pelo carinho!
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá, por favor sabe onde podemos encontrar essas águas de rosas para comprar em São Paulo?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Adorei a matéria, tenho manchas de melasma, e suas informações soam como luz, mais onde encontro dessa água de rosas Gulabari?

    ResponderExcluir
  5. Onde vocÊ compra a água de rosas? Estava pesquisando e parece ser difícil encontrar

    ResponderExcluir
  6. Eu comprei na Casas Pedro aquí no Rio. Deve ter em São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Aqui em Curitiba onde que eu encontro

    ResponderExcluir