segunda-feira, 4 de março de 2013

Receita de macarrão ao molho indiano - Tadka

Tadka é a base da comida indiana. Eles usam no preparo de refogados, ensopados, lentilhas, frango, vegetais..tudo.  Uma vez eu e meu marido jantamos na casa de um amigo dele e fiquei maravilhada com o sabor do macarrão que ele havia preparado. Por mais que eu tentasse aqui em casa e usasse os mesmos temperos, nunca ficava idêntico a uma comida indiana. Um dia esse amigo se dispôs a cozinhar pra gente e nos ensinar (achamos o máximo!). Enquanto ele preparava tudo e dava as dicas eu cuidadosamente observava e anotava no caderninho rsrs.

Carinhosamente eu dei o nome de "Macarrão Indiano" pois outro dia eu fiz em casa e só se falava no macarrão indiano pois ficou igualzinho rs

Ingredientes para servir 4 pessoas:

Para Tadka (base da comida indiana)

3 colheres rasas de café de semente de cominho

2 cebolas roxas médias a grandes bem picadinhas

2 dentes de alho amassados

gengibre bem picadinho (eu usei um pedaço equivalente a metade do polegar rsrs - sou péssima pra descrever receitas né rs - mas se você não gosta de comida apimentada ou ardida diminua a porção do gengibre)

1 tomate sem sementes e bem picadinho

1 colher de café rasa de garam masala _ o garam masala é uma mistura de temperos indianos, mas você pode usá-los separadamente colocando: 2 colheres de café de açafrão, 2 colheres de café de cominho, uma pitada de pimenta do reino (se quiser acrescente 1 colher de café de curry - opcional).
Dissolva tudo junto num potinho e acrescente 3 dedos de água.




Para o macarrão:

Um pacote de macarrão em formato nhoque (500gramas)

1 pacote de molho de tomate

1 caixinha de creme de leite

3 colheres de sopa de maionese (opcional)

Um macinho pequeno de coentro bem cortadinho

Modo de preparo

*Coloque o macarrão para cozinhar. Quando estiver pronto retire do fogo, escoa a água e reserve o macarrão.



No fogo baixo e em panela funda coloque um pouco de óleo, acrescente as sementes de cominho e deixe dourar por alguns segundos.

Em seguida acrescente a cebola e o gengibre e deixe dourar. Quando a cebola estiver mais douradinha (não deixe ficar marrom) acrescente o alho e doure.

Acrescente o tomate picado, mexa bem e em seguida coloque a água que você misturou os temperos, sal a gosto e deixe apurar. Seu tadka está pronto. Para fazer o molho do macarrão coloque o pacote de molho de tomate no tadka e deixe apurar por mais uns minutos (uns 5 minutos) sempre em fogo baixo.

Em seguida acrescente a maionese (opcional) e mexa bem

Retire o a panela do fogo e acrescente o creme de leite, misture bem e em seguida coloque o macarrão. Mexa bem e acrescente o coentro picado.  Mexa bem e novamente coloque a panela tampada no fogo por uns 2 minutos. Apague o fogo e deixe tampada por mais uns minutinhos.

Sirva acompanhado de salada.

Dicas:  se você não tiver semente de cominho, substitua por cominho em pó.

Você pode acrescentar um talo pequeno de alho poró bem picadinho junto com a cebola e o gengibre.

Você pode acrescentar pimenta a gosto, nesse caso sugiro a dedo-de-moça.

O gengibre já dá bastante "picância" por isso nem sempre é necessário o uso da pimenta.

Alguns colocam uma pitada de pó de manga junto com os temperos.

Pra quem mora em São Paulo, consegue encontrar garam masala no Brás, nos mercados dos temperos.

Vou colocar um vídeo que dá pra ter uma ideia de como fazer Tadka, a diferença é que no vídeo a mulher coloca os temperos diretamente na panela, e nosso amigo dilui os temperos na água, o que eu acho melhor porque dá mais aroma. Mas fica à sua escolha.





Beijos!





















Nenhum comentário:

Postar um comentário