terça-feira, 19 de março de 2013

Como reconhecer um sikh ou punjabi na rua??

Faz tempo que não falo sobre o sikhismo. Mas vejo muita pesquisa em relação ao sikhismo no Brasil e isso me incentiva a escrever mais sobre o assunto.
Eu escrevo para os "aprendizes"  assim como eu, e para aqueles que conhecem ou se relacionam com algum sikh mas ainda não tiveram a oportunidade de conversar sobre isso.

Hoje o sikhismo se espalhou na América e na Europa então é possível encontrar um seguidor que não seja indiano. Nem todos os sikhs são indianos, muitos ocidentais estão se tornando também. Mas nós sabemos que fora da Índia nem todos (incluindo os indianos) usam o turbante e muitos homens fazem a barba principalmente quando começam a trabalhar em empresas ocidentais. Muitas mulheres também deixam a roupa punjabi e usam calça jeans e camiseta.

Então como saber se a pessoa é sikh? Como saber se o indiano é Punjabi??
Muito simples. O primeiro sinal seria o turbante. Mas hoje em dia nem todos os sikhs usam turbante, você deve observar é o braço direito. Os sikhs usam uma pulseira/bracelete de metal no pulso direito (permanente) e isso vale para homens, mulheres e até crianças.

Esse bracelete nós chamamos de Kara (pronuncia-se kará).O kara foi instituído pelo décimo Guru Gobind Singh no Baisakhi Amrit Sanskar em 1699.

Além disso, o uso do kara por não-Sikhs é incentivado, pois representa a "totalidade de Deus".

O bracelete é uma lembrança constante da missão Sikh nesta terra, dada ao homem e a mulher para realizar obras de justiça e verdade mantendo os ensinamentos dados pelo Guru. O bracelete faz o Sikh lembrar que ele é um servo de Deus, por isso não deve fazer nada que possa trazer vergonha ou desgraça. Quando a pessoa olha para o bracelete, ela é levada a pensar duas vezes antes de fazer qualquer mal com as mãos.

É um símbolo do apego inquebrantável a Deus. É na forma de um círculo que não tem começo nem fim, como a natureza eterna de Deus e também um símbolo da irmandade Sikh.
Normalmente se usa na mão direita que é a mão dominante.






Alguns homens preferem esse modelo mais grosso




Esse formato é o mais comum. O meu bracelete é assim.



Você pode observar o uso do bracelete nos atores de Bollywood e nos cantores punjabi. 








Beijos!!

9 comentários:

  1. Hoje mesmo tive vontade de escrever para pedir essa informacao, parece que foi transmissao de pensamento.Adorei!!!!!!!!!!!!!.Obrigado


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que bom!!! Realmente fiquei muito feliz ao saber disso!!!
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Oi Star Kaur.
    Meu nome é Daniela e preciso de maiores informações sobre essa religião.
    Você teria facebook?
    Beijos.
    Daniela.

    ResponderExcluir
  3. Kangna é pulseira. Como se chama o bracelete superior? Como se escreve em sânscrito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, não entendi. Qual bracelete superior se refere?

      Excluir