terça-feira, 12 de março de 2013

Shampoo teve origem na India

Etimologia
Do Hindi (Champo/Champi), forma imperativa de "champna ",que significa pressionar, amassar. Champo/champi uma palavra indiana, e mais tarde no inglês ficou Shampoo.

Shampoo é uma massagem corporal tradicional indiana e persa onde aplicam água morna sobre o corpo e cabelo e o esfregam com extratos de ervas.


Muita gente diz que o shampoo foi criado na Alemanha (ainda não encontrei referências), mas o que pouca gente fala é que sua origem é indiana, e um homem nascido em Patna, Bihar trouxe esse conhecimento para o ocidente.

Como assim?

A palavra shampoo em Inglês é derivada do Hindi Champo. O shampoo originou-se nas regiões orientais do Império Mughal na India colonial onde foi observado o método dos indianos de  massagear a cabeça, geralmente com óleos naturais e fragrâncias e também durante os banhos de higiene nos rios.


Nascido em Patna, Sake Dean Mahomed teve um peculiar acontecimento na história da imigração asiática - o homem indiano que introduziu o shampoo na Inglaterra, uma pratica que a maioria acredita ter nascido no Ocidente. (Ele abriu também o primeiro restaurante indiano na Inglaterra: o Hindoostanee Coffee House na George Street, perto de Portman Square, centro de Londres).


No início de 1800, Sake Dean Mahomed juntamente com sua esposa irlandesa, abriu " Mahomed Banhos de Vapor Indiano ", em Brighton, Inglaterra. Seus banhos eram como banhos turcos, onde os clientes recebiam um tratamento de champi (prática indiana com massagens terapêuticas no corpo e cabelos) o que lhe rendeu a fama de especialista em banhos.

 Em outras palavras, as sementes da indústria do spa ayurvédico não foram semeadas em Kerala mas em Brighton. Localizada com saída para o mar em uma praia intocada, a casa de banho tornou-se um passeio regular por celebridades da Inglaterra.

O "boca a boca" ajudou a divulgar a casa de Banhos Mahomed, e ainda chamou a atenção de George IV, que muitas vezes visitou Brighton, para escapar da agitada Londres. O auge de Mahomed aconteceu quando ele foi nomeado o "doutor do shampoo " de George IV e William IV, uma distinção que atraiu ainda mais glamour político e diplomático a este conceito pioneiro.


Jornais da época começaram a escrever sobre "Banhos Mahomed" e os comentários previsivelmente eram positivos. Além disso, o banho realizou um fascínio orientalista na consciência popular dos tempos por causa de sua reputação terapêutica: Sake Dean Mohamed anunciou o banho como uma panacéia para aqueles que sofriam de rigidez articular e dores no corpo, algo que lhe valeu a alcunha de "Dr. Brighton "como resultado.

O retrato de Mahomed ocupa um lugar de destaque no piso térreo do museu Brighton. E acompanhando o seu retrato há uma taça de prata que ele recebeu de Poniatowsky, Princesa da Polónia pelos serviços prestados.


Mas nada dura para sempre, evidentemente.
 Mahomed eventualmente caiu em tempos ruins e em 1841, "Banhos Mahomed" foi para leilão público. Mahomed morreu dez anos depois. Há traços aleatórios de seu relacionamento com a cidade. Algumas placas de rua representam-no, se você olhar com cuidado.

O ônibus de número 855 leva o nome de Sake Dean Mahomed como parte de uma campanha pública para saudar os cidadãos de Brighton.

Na década de 1860, o significado da palavra mudou do sentido de massagem capilar para a aplicação de sabão no cabelo apenas.  No entanto, o uso constante do sabão se tornou desconfortável, deixando os cabelos ressecados e difíceis de mantê-los arrumados.

A partir disso cabeleireiros ingleses ferviam sabão raspado em água e adicionavam ervas para dar brilho ao cabelo e fragrância. Kasey Hebert foi o primeiro fabricante de shampoo conhecido, e a origem está atualmente atribuída a ele. O shampoo comercial ficou disponível a partir da virada do século 20.

Anúncio do Shampoo Canthrox na revista americana.



1920
Originalmente, sabonete e shampoo eram produtos muito similares, ambos contendo os mesmos  derivados naturais e um tipo de detergente. O Shampoo moderno, como é conhecido hoje, foi introduzido pela primeira vez na década de 1930 com Drene, o primeiro shampoo sintético com sulfato.



Então é isso, o ato de lavar os cabelos e massageá-los com água, óleos e fragrâncias foi introduzida no ocidente por um indiano através do método champi (que ficou shampoo em inglês). Após a morte  de Mahomed, o método champi  foi se aperfeiçoando e chegou ao shampoo com sulfato que conhecemos hoje.

Beijos!!

5 comentários:

  1. Uauuu, que máximo! Adorei saber sobre a origem do shampoo! Qdo eu fizer um post sobre shampoo, vou linkar esse teu aqui, ok?
    Bjão amore!
    http://www.clubedocabeloecia.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa curiosidade. Texto muito bem escrito e muito interessante! Seu blog tem um ótimo conteúdo! Visito direto! Há dois meses que faço umectação com óleos (consegui até um de Amla) e massagem indiana e meu cabelo está enorme e muito mais saudável e bonito. E saiba que antes de eu iniciar essa "jornada capilar", esse foi um dos primeiros sites que visitei e pelo qual tomei conhecimento dos óleos e massagens. Obrigada e seja muito feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi moça, como vc retira sua umectação? Estou parando de usar shampoos industrializados mas a umectação ainda é uma emorme barreira :/

      Excluir
    2. Tiro com shampoo mesmo. Não conheço outro método. Tem uma moça no YouTube que ensina a tirar sem shampoo , acho que ela usa condicionador. Mas nunca tentei.

      Excluir