terça-feira, 5 de março de 2013

Existe dote na India?

De acordo com a Constituição da India, não! Mas você já viu indiano seguir alguma regra que está no papel?? Pode ter 10 leis na frente dele, ele simplesmente não vai se dar ao trabalho de ler e só vai fazer aquilo que a cultura manda.
Com o dote é a mesma coisa. A constituição proíbe mas ele é realizado sim e muito!!!

Saiba que para nós brasileiras (estrangeiras em geral) não pode ser exigido o dote de maneira alguma. Jamais caia no golpe de dote e eles sabem que nós não fazemos isso.
Nós podemos dar presentes depois de casados ou a família indiana te dar presentes, isso é normal. Mas dote é outra coisa. Dote é condição para o casamento acontecer.

Tem gente que brinca com a história de dote mas vale destacar que existe aqui no Brasil o costume de que o pai da noiva é quem paga a festa e muita gente concorda com isso, nem reclama de nada tudo em nome de tradições. E o noivo como a maioria, não faz nada, só fica coçando o saco e muitas vezes nem quer participar das escolhas do buffet, comida, etc Deixa tudo nas mãos da noiva e do pai dela.

Na índia, a família da noiva se encarrega de enviar presentes e doces para a família do noivo.
Seria muito bom se não existisse o dote porque o noivo e a família dele fazem muitas exigências, querem eletrodomésticos como ar condicionado, geladeira, fogão, enxoval completo, jóias, dinheiro, propriedades, motos, carros.

Aqui no Brasil ganhamos tudo como presente de casamento ou o casal compra junto em "suaves prestações", lá na India é a família da noiva que precisa arcar com todas as despesas porque muitos homens ganham vantagem em cima disso.

Ao se casar, a mulher deve deixar a casa dos pais para nunca mais voltar. Ela deve usar tudo novo, até as roupas, sapatos, bolsas. As roupas velhas ficam para trás juntos com as recordações de sua vida de solteira e de filha. Agora ela é uma mulher casada e deixou de ser filha para se tornar esposa, então ela está começando uma nova vida por isso deve deixar tudo o que é velho para trás.

Como começou a ideia do dote??

 Os pais sempre querem que a filha tenha um bom casamento e seja feliz, pois se ela não se casar será um peso na família (muitas mulheres na India não trabalham) e mal falada pela sociedade e a forma que os pais encontram é dar a ela e ao marido tudo o que ela precisa para ter maior conforto na nova vida de casada.

Com o passar do tempo muitos oportunistas perceberam que é uma boa forma de fazer dinheiro, então o marido e a família por sua vez obtém vantagem ao dizer: " Para sua filha ter conforto na minha casa preciso disso, disso e mais disso..." e os pais é claro cumprem todas as exigências em nome da felicidade da filha. Se o cara for um bom marido, sorte dela e realmente eles podem ser felizes e consequentemente os pais ficarão felizes ao saber que a filha não está passando dificuldades. As famílias mais favorecidas começam a juntar dinheiro para o dote da filha desde o dia do seu nascimento para garantir um bom casamento.



Depois que se casa, a sogra e o sogro passam a ser seus "pais" e são responsáveis por ela. A esposa chama eles de mommy e papa ji que significa mamãe e papai. Quando a família aceita de fato o casamento, os pais do noivo costumam dar presentes para a nora como roupas, jóias e dinheiro. É comum os amigos e parentes darem presentes e dinheiro aos recém-casados. Quando o casamento é verdadeiro, de fato a sogra e o sogro tratam a nora como uma filha.

Infelizmente nem todas as famílias a enxergam como filha.  Tem interesse apenas no dote.

A idéia inicial do dote foi boa, servia para garantir o conforto do casal na nova vida mas o ser humano é egoísta principalmente quando há dinheiro em jogo.

Com o passar do tempo, os homens passaram a aplicar golpes.

Como é o golpe do dote? Depois do casamento cheio de fricotes e realezas as exigências não acabam nunca e a família do noivo fica pedindo e pedindo mais coisas e começa a maltratar a esposa dizendo que o pai dela não cumpriu a dívida e está devendo muitas coisas. Até que um dia por "obra do destino" ela acaba morta e a desculpa é sempre suicídio ou acidente no fogão. Claro que a morte nunca é investigada.

Outro golpe dado é do divórcio..o rapaz se casa com a moça, ganha todo o dote, presentes e tal, e depois de uns dias se divorcia da mulher dizendo qualquer desculpa esfarrapada ou qualquer outra coisa que impossibilite a vida em comum, as vezes consegue a anulação do casamento e ele volta a ser solteiro. Você acha que eles vão devolver todos os presentes? No way!!!!! 


O dote ainda é exigido sim, e muito!! 

Governo ineficaz

O governo da Índia, no início de 1961, proibiu o sistema de dote. Embora encontraram 8.391 casos, relatados em 2010. Isso significa quase uma morte por hora.

Em 2012 a cada 20 minutos uma mulher morre por causa do dote.

O sikhismo não faz exigência do dote, mas a prática ainda é muito comum em toda a India e também nas famílias sikhs. 

 Já vi casos de indianas que deram até carro e terras pois tinham uma condição financeira muito boa. 
Muitas campanhas são feitas para conscientizar as pessoas que o dote é ilegal mas não adianta pois o casamento ainda é o principal acontecimento na vida das indianas.

 Em nosso país, os casamentos são tratados como uma união sagrada de duas pessoas, olhando para a mesma direção. A exigência de dote demonstra a fraqueza e superficialidade da sociedade. Além disso, também mostra a incapacidade do sistema.


Se você perguntar para os indianos sobre a existência de dote muitos vão responder que não existe mais dote, vão dizer que são apenas presentes dos pais da noiva (dados de coração!).
Assim é fácil, né!




2 comentários:

  1. Salam Star! Marquei "gostei" porque gostei do post, não da situação tá? Então na verdade o dote foi criado para beneficiar ambos, marido e mulher, mas os espertinhos de plantão se aproveitam da situação... Muito triste saber dessas estatísticas das mulheres que são mortas por causa do egoísmo irracional. Mais triste ainda saber que em certas culturas, as tradições valem mais do que a vida de uma pessoa. Mas a culpa não é das tradições e sim das pessoas que não sabem diferenciá-las, né?
    Bjs!!!

    ResponderExcluir