domingo, 28 de outubro de 2012

Bata Indiana - Dicas

Adoro a bata indiana! Está sempre na moda! É algo clássico e ao mesmo tempo versátil! No Brasil nós gostamos de roupas bem leves e confortáveis no verão, por isso os vestidinhos são sempre peças-chave nessa época do ano. Então vim dar uma dica para as mais calorentas e as mais modestas ao vestir sua bata!

Vejo que algumas mulheres se confundem na hora da compra e aparece a dúvida: "isso é uma blusa ou um vestido??" 

Na maioria dos casos, se trata de uma bata, para ser usada com calça. É uma peça bem romântica e charmosa. 



Exemplos:


Bata indiana branca
Bata indiana principalmente branca costuma ter um algodão bem fino e transparente, mas transparência na região dos seios não combina com um visual indiano então use uma regatinha branca ou cor da pele por baixo (ou uma segunda pele) e nesse caso não pode ser usada nem como vestido. 

A dica é a mesma se a bata for muito decotada. Uma segunda pele ou regatinha por baixo te deixará mais elegante!

Este tipo de tecido costuma ser transparente. Procure usar com alguma blusinha branca/segunda pele por baixo



Bata com jeans
Pode ser uma bata curtinha ou uma bata longa, sempre fica bem com jeans.










Bata com calça legging
Se você for mais modesta, a opção é usar com calça. Às vezes vejo uma certa resistência para usar batas com legging, mas as indianas também usam (roupa típica do Punjab, escrevi um texto aqui) e acho muito lindo. 

Eu gosto muito de usar com calça. Me sinto mais confortável e estou sempre bem vestida para qualquer ocasião. 

Você ainda pode improvisar e montar o seu próprio conjunto punjabi (saiba o que é conjunto punjabi aqui) combinando a cor da bata com a cor da legging, pois a principal característica do conjunto punjabi é a cor da calça combinando com a bata e o lenço. A ideia é essa:






Se você usar seu look completo, prefira a legging comprida até o tornozelo.
Ou se preferir, combine com um jeans.






Bata indiana com salwar
Salwar (ou shalwar) é essa calça bem larga, típica do Paquistão e norte da India.





Bata como vestido
Talvez você queira usar algo mais jovem e descontraído. Eu não uso como vestido. Mas vejo algumas garotas se vestindo assim. Mas cuidado para não abusar na leveza do tecido se a sua intenção é usar como vestido. Vejo nas lojas diversas batas vendidas como vestidos, até aí não é nenhum problema para nós. Muitas garotas ocidentais optam por usar as batas indianas como vestidinhos, só não fica bem usar uma kaftan muito curta ou esvoaçante por exemplo porque ela pode levantar com qualquer ventinho e não te deixar confortável.

E pelo amor de Deus, meninas, prestem atenção nas fendas da sua roupa, aquele corte nas laterais. Se ela tiver fendas, mesmo sendo comprida como uma túnica vai ficar vulgar pois geralmente esse corte vai até a altura dos quadris, e desse jeito não é legal usar como vestido. Se a bata tiver fendas deixe para   usar com uma calça.
Se você optar por uma kaftan, prefira as médias e sem cortes nas laterais se quiser usar como vestido.





























Lembrem-se:

As batas indianas combinam super bem com jeans! Use à vontade!


Para sair à noite: Se for algo mais formal combine com muitas pulseiras e uma sandália de salto alto bem bonita e se quiser um visual mais completo combine com uma echarpe ou lenço comprido.

Para o dia: use sua bata indiana com rasteirinha, sapatilha ou uma sandália com salto bem baixinho. 

Quanto aos acessórios, não importa se é de dia ou de noite, brincos pequenos ou grandes, use tudo à vontade. Pulseiras também fazem parte do visual. 

As batas com cortes nas laterais devem ser usadas com calça. 

Muito cuidado com as kaftans se você pretende usar como vestido. Como a maioria é feita de viscose, é um tecido levíssimo. E isso pode se transformar numa pegadinha. Dentro de casa você está linda maravilhosa mas ao sair na rua qualquer ventinho a kaftan pode levantar e estragar seu dia.

Se o algodão for transparente, bem fininho, use alguma regatinha branca ou cor da pele por baixo.

 Deixe para usar a transparência apenas como saída de banho na praia ou no clube. 

Combine sua bata com colares, brincos e pulseiras. 

E o principal: Usar bata como vestido só vale aqui no Brasil! 

Na India use SEMPRE com jeans ou no máximo uma legging!! Nunca use como vestido! Veja como as indianas usam, sempre com jeans ou legging:

















É isso! Aproveite a estação ao seu estilo!


Beijos!!!





34 comentários:

  1. Lindas essa batas :) amei...e não usaria como vestido tb não hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro batas, também achei lindas! Mas acho que eu também não usaria como vestido pois elas são muito leves, acabam levantando fácil.. acho que só na praia daria pra usar tranquilamente hehe!
      bjsss

      Excluir
  2. Eu amo kurtas, tenho de várias cores e estampas e sempre faz muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo! Sem perceber troquei aos poucos as minhas blusinhas por kurtas. Acho mais confortáveis e realmente fazem muito sucesso!!
      bjss

      Excluir
  3. Ótimas dicas! As Kurtas são sucesso garantido. Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou das dicas! Nesse verão é tudo de bom né! Beijoss

      Excluir
  4. Post muito legal, parabéns! É uma pena ser tão difícil encontrar batas tão bonitas em São Paulo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post! Obrigada! Isso é verdade, muito difícil encontrar batas bonitas..a maioria que encontramos em São Paulo nos deixa a com cara de hippie! rsrs

      Excluir
  5. nossa eu tenho uma coleção de batas e kaftans, todos dizem q é a minha marca! como onde eu moro é mt quente, eu gosto de usar as batas com um shorts, e as kaftans eu uso como vestido uma sandália bem bonita!

    ResponderExcluir
  6. são lindas mesmo e o legal é que fazem o nosso estilo, depois de comprar uma bata indiana a gente sempre quer mais! No verão é tudo de bom!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o seu site!
    Gosto muito de roupas indianas! Sou de Portugal e aqui é muito dificil de enontrar roupas mais recentes, acho que só mesmo encomendando pela internet. kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aqui no Brasil também é difícil encontrar roupas recentes. Eu adoro roupas indianas mas muitas vezes deixo de comprar porque aqui no Brasil elas são muito caras. Só a internet pra nos salvar kkk

      Excluir
    2. aqui em curitiba tem varias lojas que vendem, na mateus leme 378, a femme, batas e vestidos lindos, tem a mundo egipicio na rua xv, na boca maldita, que tem caftans e batas bordadas e lindas e tambm ja comprei na husky, na saida da galeria do café da boca , com a candido lopes, tem uma marca anany desgn collection é um sonho na mateus leme tem tudo no estilo chic, batas de seda e blusinhas maravilhosas..

      Excluir
  9. Sou de São Paulo, qual lugar posso comprar? Ou em qual site?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Eu só conheço a 25 de Março, mas essas roupas mais elaboradas só vejo pra vender na internet, porém não conheço nenhum site de confiança pra indicar

      Excluir
  10. passa pra gente o site ou loja aqui no brasil q possamos comprar!!! Querooo muitooo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suelen, eu peguei essas fotos só para ilustrar, assim que eu ficar sabendo de alguma coisa avisarei aqui no blog

      Excluir
  11. dê o endereço de como posso comprar essas batas lindas

    ResponderExcluir
  12. quero comprar uma bata longa indiana com jeans exibid\a em cima cor rosa o proce dimenyo procedimento / meu email e betebartkowski@hotmail,com gola de o padre ouuu japonesa bordada você manda a encomenda para salvador bahia brasil responde rápido

    ResponderExcluir
  13. oi Star, adorei seu blog, lindo, com muitas dicas. Sempre, desde adolescente, gostei de usar roupas indianas, é minha marca registrada. E uso batas/kaftãs como vestidos. Sabe como faço pra não ficar transparente ou indecente? Fiz um forro basico, tipo camisola/anagua, pra ser usado debaixo das roupas. O comprimento vai abaixo do quadril, então posso usar mesmo as batas com fendas que não fica indecente, não aparece nada. Fiz dois forros básicos, um cor da pele, que uso com as batas brancas ou mais claras e outro na cor preta que uso com as batas que tem tom mais escuro. Os forros podem ser feitos de amorim(tecido bem fininho comprado em loja de tecidos) ou um que parece malha. Caso não queiram ter o trabalho de mandar fazer o forro também dá pra usar com uma camisolinha cor da pele ou preta, por baixo. Deixo pra usar sem nada por baixo quando vou a praia. Compro bastante batas nas sessões de roupas de praia das lojas de departamento e sempre procuro lojas de roupas indianas onde vou. Em Belo Horizonte, encontrei uma loja super fofa perto do centro, comprei um vestido de festa la, super pesado, e, mesmo aqui no Brasil sendo muito mais caro que na India, não foi muito caro.
    Adorei seu blog, to seguindo as dicas para os cabelos, com a humectação e tentando achar os shampoos indicados.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber em qual site você compra, aqui em SC não achei lojas que vendem o conjunto Punjabi, eles nem se quer sabem o que é ou onde eu posso encontrar, estou procurando em todo lugar faz meses e até agora nada. Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  15. Adorei o seu blog: li alguns de seus posts (que são muito interessantes). Gosto muito da cultura indiana, seus princípios, músicas, povo e templos. Encontrei-o buscando informações sobre roupas indianas, principalmente as batas. É muito difícil encontrarmos materiais da qualidade que aparecem nas fotos, mas estou buscando. Vou continuar lendo tuas postagens e sendo uma seguidora assídua. Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Adorei as dicas, tirei todas as minhas dúvidas e conheci mais sobre a kafta.

    ResponderExcluir
  17. Adorei as dicas, tirei todas as minhas dúvidas e conheci mais sobre a kafta.

    ResponderExcluir
  18. Lindo trabalho, parabéns, amei todas as sugestões.

    ResponderExcluir
  19. Gente, me desculpem estou com algum problema na página e não consigo responder individualmente.

    Ilda: Assim que eu tiver algum site te avisarei aqui.

    Anônimo: no momento não estou vendendo. Assim que estiver te avisarei aqui no blog

    Laine: Obrigada!

    Cleo: Obrigada!! Adorei a dica do forro por baixo da bata!! Obrigada por dividir essa ideia com a gente!
    Eu também já comprei um vestido indiano aqui, não foi muito barato também, mas com certeza saiu muito mais barato do que uma viagem para a Índia rsrs às vezes precisamos ver o custo-benefício!

    Greyce: eu não compro em site nem em lojas pois como você disse pouca gente conhece conjunto punjabi aqui no Brasil e os poucos que vi são modelos antigos. Os conjuntos que uso meu marido traz direto da Índia. Assim que eu tiver alguma novidade avisarei aqui no blog e abrirei espaço para algumas encomendas para quem tiver muito interesse. Abraços

    Crisbrasil: Obrigada!! É verdade, pra encontrar batas de qualidade aqui no Brasil precisamos garimpar muito! Obrigada!!

    Elizabeth: Obrigada!! Fiquei feliz por saber que o post foi esclarecedor!

    Juh Oliver: Obrigada!!

    ResponderExcluir
  20. Adorei! Sou fã das roupas indianas. Uso kaftans e tbm túnicas. Amo e são minha marca registrada!

    ResponderExcluir