Café com Chai

Observações de uma brasileira sobre a cultura indiana.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Bebês indianos: o que são os pontinhos no rosto?












Você pode estar coçando a cabeça agora se você tem sangue ocidental  - mas volta e meia, a maioria das famílias na Índia (e em todo o Oriente Médio), aplicam kajal (ou kohl), nos olhos do seu bebê. A intenção é proteger os olhos contra os raios nocivos do sol e também da poeira bem fininha típica de regiões de deserto. A superstição também ditou que a aplicação de kajal nos olhos de uma criança (ou em outro lugar na face) seria para afastar o mau-olhado. 


O Kajal tem sido usado desde os tempos antigos por rainhas egípcias. Ele foi originalmente feito de forma artesanal, combinando a fuligem e óleo de lamparinas com ghee ou óleo de rícino. 

 Aplicar kajal nos olhos de um recém-nascido é uma tradição antiquíssima praticada em muitas partes do país. Bem intencionados, parentes e amigos podem aconselhá-la a aplicar surma ou kajal nos olhos do seu recém-nascido para afastar o mau-olhado ou buri nazar. De acordo com os costumes, aplicar kajal ou surma ajudará os olhos do seu bebê se tornarem brilhantes, grandes e atraentes. Mas não há nenhuma evidência para sugerir que isso seja verdade.


O kajal nos bebês pode deixar os olhos lacrimejantes, dar coceira e até alergias. Quando o kajal é lavado durante o banho, ele pode entrar no pequeno e estreito canal  ligado entre os olhos e o nariz. Esta abertura pode ficar bloqueada, causando infecções.


Ainda foram encontrados kohls(kajal) preparados comercialmente com porcentagens alarmantes de chumbo. Portanto os pediatras recomendam que os olhos do bebé fiquem livres de qualquer aplicação de kajal - uma vez que podem dar origem a níveis elevados de chumbo no sangue, bem como alergias e infecções. A aplicação prolongada pode resultar em excesso de armazenamento de chumbo no corpo. Isso pode afetar o cérebro do seu bebê, os órgãos e a formação de medula em seus ossos. O envenenamento por chumbo pode também resultar em anemia, QI baixo e convulsões. Além disso, o kajal poderia não ter sido embalado adequadamente, por isso ingredientes ou embalagens poderiam estar contaminados.

Ao aplicá-lo, os dedos sujos ou unhas afiadas e irregulares também podem prejudicar os olhos do seu bebê. Além da dor imediata e do desconforto, ele pode perder a visão. Além disso, a córnea ou camada transparente que cobre o centro do olho é muito sensível. Então, mesmo usando kajal livre de chumbo, caseiro ou 100% natural ainda pode ser inseguro.
















Se você deseja aplicar kajal ou surma em seu bebê, por que você não tenta aplicá-lo em outro lugar que  não seja o olho? Algumas mamães fazem uma bolinha pequena na planta do pé, por trás de uma das orelhas ou na testa. Estas são opções mais seguras. 

Em suma, não use kajal em bebês ou crianças. E leia os ingredientes: não compre nada sem rótulo para se sentir segura e procure usar kohls e delineadores naturais - para você e para suas filhas, mas evite aplicar nos bebês, pois eles tem a pele mais sensível.

Beijos!!!

3 comentários:

  1. Excelente explicação amiga! Sempre tive esta dúvida e agora está tudo claro. Vc poderia fazer um post explicando pq eles raspam a cabeça dos recém nascidos? Beijo grande, Paloma

    ResponderExcluir
  2. Que bom amiga!!Pode deixar que vou fazer um post sobre isso!! Beijosss!!!

    ResponderExcluir
  3. Oiii...
    Amei a explicação, claro, objetivo de fácil entendimento, estava vendo uma reportagem sobre o terremoto no nepal, e fiquei curiosa qdo vi um bebê assim! Parabéns e sucesso... beijos Erika Okada

    ResponderExcluir