Café com Chai

Observações de uma brasileira sobre a cultura indiana.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Introdução ao Sikhismo


Devido o número de mulheres que estão se envolvendo com um sikh, acho interessante colocar alguns pontos sobre o sikhismo e quem sabe ajudar a esclarecer algumas dúvidas, dessa forma também aprendo junto com vocês. Apesar de ser uma filosofia de vida, uma religião que ganhou um espaço  grande na Europa e América do Norte, ainda é pouco conhecida aqui no Brasil, e isso gera dúvidas em muitas meninas. Eu estou no mesmo caminho, mesmo que a gente tenha nossa religião e costumes, acho importante conhecer mais sobre o sikhismo, afinal se você se relaciona e pensa em se casar com um sikh, acho importante para conhecer melhor o seu marido e saber que tipo de ensinamentos seus filhos terão, afinal os filhos seguirão a religião do pai.




De acordo com o sikhismo, todo ser humano é a Luz do Divino contido em uma forma humana. O corpo humano foi dado a nós para que possamos ter a oportunidade de experimentar a Luz Divina em nós mesmos e em tudo o que nos rodeia. Experiência com o Divino enquanto temos nosso corpo humano gera o destemor, felicidade e amor, e uma maneira de encarar honestamente a vida com coragem e graça. Uma sociedade de pessoas que estão conscientes do Divino dentro de si e em tudo ao seu redor é o alicerce de um mundo cheio de paz, integridade, prosperidade. Esta é a visão e promessa do caminho Sikh de vida. Não em dívida com rituais e com o passado, mas meditação simples e servir como uma forma de estar acordado para a Realidade Divina, para o Espírito Imortal de Amor que já está aqui, dentro de nós, agora.

Sikh significa simplesmente "buscador da verdade." Sikh Dharma é um caminho espiritual para aqueles que estão à procura de responder à eterna pergunta: "Quem sou eu, e que estou aqui?" Como todas as tradições espirituais, sikhs têm uma linhagem e legados, diretrizes e filosofias, mestres, santos e sua história. Mas, principalmente, o modo de vida Sikh oferece um caminho de terra-a-terra espiritual para o dia-a-dia de cada pessoa. Não importa qual seja a sua orientação espiritual, cultura ou criação a que qual pertença. Qualquer pessoa pode usar esta tecnologia para experimentar a sua própria Divindade e Infinidade.


Por início, a caminhada Sikh tem apenas um pouco mais de 500 anos de idade. Seu fundador, Guru Nanak, nasceu em 1469. Guru Nanak espalhou  uma mensagem simples de "Ek Onkar": Somos todos um com o Único Criador de toda a Criação. Isso foi numa época em que a Índia estava sendo dilacerada por castas, sectarismo, facções religiosas, e fanatismo. Ele não era alinhado com nenhuma religião, e respeitava todas as religiões. Ele expressava a realidade de que há um só Deus e muitos caminhos, e que a nossa verdadeira identidade é infinita = "Sat Nam".

Guru Nanak 

Estudantes de Guru Nanak foram chamados sikhs (estudantes de verdade.) Ele ensinou-lhes a se curvar só diante de Deus, nunca a qualquer homem ou mulher, e de vincular-se ao Guru Shabd, a Luz da Verdade, que se consubstancia no "Siri Guru Granth Sahib "(o livro sagrado).

O Guru Shabd não é apenas uma coleção de palavras inspiradoras e escritos por santos iluminados, mas é algo como um som atual - a sabedoria que vive dentro de todos nós. Ao ouvir e experimentar esta corrente de som entendemos que aqueles que escreveram estas palavras transcenderam a identidade individual e seu ego. Suas palavras saíram de seu estado exaltado de consciência ilimitada.

Sempre que ler, cantar, ou ouvir essas músicas, nos conectamos com a nossa excelência. Não há necessidade de lidar com qualquer personalidade externa humana neste processo. Ele nos permite viver em consciência direta de unidade com Deus, sem uma separação.


 Guru Nanak era portador humilde desta Luz da Verdade. Ele se opôs a superstição, a injustiça, hipocrisia e buscadores e inspirados, cantando músicas divinas que tocaram os corações dos ouvintes mais insensíveis.



Os objetivos de um sikh são:
Treinar a mente e todos os sentidos para reconhecer a Luz Divina dentro de si mesmo e dentro de toda a criação.
Estar a serviço de outros (praticar a caridade)

O estilo de vida de um Sikh inclui:
Acordar antes do sol a cada manhã em que é chamado de Vela Amrit ou Hora Ambrosial. Nas duas horas e meia antes de o sol nascer, a mente tem a melhor chance de se render calmamente .
Tomar um banho frio, equilibrando o corpo, mente e respiração e meditação.
Meditar e cantar o Guru Shabad, o Som Sagrado.
Meditar e cantar ao pôr do sol e antes de dormir.


Durante o dia, um sikh vive uma vida normal. Solteiro ou casado, com filhos ou sem. Na vida de trabalho e na vida social, sikhs se esforçam para:

Estar ciente do Divino em nossos corações e toda a criação a cada respiração que tomamos.
Ganhar a vida honestamente e compartilhar o que temos com os outros.
Aproveitar constantemente as oportunidades de servir e elevar os outros.









Beijos!!

3 comentários:

  1. Eu gostaria de saber como as mulheres sikh vivem, o que pode e o que não pode !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi MayNally!! pode deixar que vou procurar fazer um post sobre isso!!!

      bjss

      Excluir
    2. Sat nam! Adorei o blog!!
      Parabéns!

      Excluir