Café com Chai

Observações de uma brasileira sobre a cultura indiana.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Templo Sikh - O que é Gurdwara?


Durante os tempos dos primeiros Gurus, os lugares de culto sikh foram referidos como dharamsalas. Eles eram um lugar onde Sikhs poderiam se reunir para ouvir o Guru falar ou cantar os hinos. Como a população Sikh continuou a crescer, o Guru Hargobind introduziu a palavra Gurdwara, ou seja, o portal através do qual o Guru poderia ser alcançado. A partir daí todos os lugares de culto sikh vieram a ser conhecidos como Gurdwaras.

Gurdwara Patalpuri em Kiratpur, Punjab, India

Qualquer lugar onde o Guru Granth Sahib é instalado e tratado com o devido respeito pode ser referido como um Gurdwara, mesmo se é um cômodo de um prédio separado. Três funções principais são realizadas em todos os Gurdwaras públicos:  O primeiro é Kirtan que é o canto de hinos do Guru Granth Sahib, outro é Katha momento de ler o Guru Granth Sahib e passar suas explicações. A terceira função principal, que é realizado a cada Gurdwara é o Langar, cozinha comunitária gratuita para todos os visitantes de todas as religiões.

Junto com estas principais funções dos Gurdwaras ao redor do mundo, o templo também serve a comunidade sikh de muitas outras maneiras, incluindo, bibliotecas de literatura Sikh, escolas para ensinar às crianças Gurmukhi (idioma do Punjab), escrituras Sikh e trabalho de caridade na comunidade em nome dos Sikhs.

Ao visitar uma Gurdwara:

Ao entrar no Gurdwara é necessário remover os sapatos e cobrir a cabeça como sinais de respeito para com a soberania do Guru Granth Sahib. As mãos são lavadas e, em alguns Gurdwaras há também lavagem dos pés. Aproximando-se do Guru Granth Sahib é recomendado que se curve e toque o chão  como um sinal de respeito mais para o Guru Sikh Eterno. Sabe aquela cena que muitos viram na novela, os indianos tocando os pés dos mais velhos? É o mesmo gesto.

 Ofertas em dinheiro são normalmente feitas neste momento para ajudar a suportar as despesas de execução do trabalho do Gurdwara e comunidade realizados pelo Gurdwara. Estas ofertas são voluntárias e não obrigatórias. Todas as pessoas, independentemente do seu status se sentam no chão como um sinal de igualdade em vez de cadeiras e o Guru Granth Sahib é sempre instalado em um nível superior.

Uma pessoa pode entrar ou sair do templo a qualquer momento. Homens e mulheres geralmente não se sentam juntos, mas em lados separados, ambos a uma distância igual do Guru Granth Sahib. Todas as pessoas ficam de frente para o Guru Granth Sahib, enquanto o Ardas (oração comum) é lida.


Gurdwaras estão abertos a todas as pessoas de todas as religiões e geralmente são abertos 24 horas por dia. Alguns Também fornecem acomodações temporárias para os visitantes ou peregrinos, oferecem quartos para se acomodarem no período da noite, pra descansar e voltar pra casa ou continuar sua viagem.

No Langar todos se sentam no chão, o alimento é cozido e servido por voluntários, este alimento está disponível a qualquer hora. Apenas comida vegetariana é servida assim nenhuma pessoa possa se sentir ofendida e todas as pessoas de todas as religiões podem se reunir para partilhar uma refeição comum, independente de qualquer restrição. Esse é o símbolo de que uma sociedade onde todas as pessoas de todas as castas e religiões são iguais e podem compartilhar uma refeição comum no verdadeiro espírito de unidade.

Existem milhares de Gurdwaras em todo Punjab e no resto do mundo. Eles servem como centros comunitários para os Sikhs. Não há restrições sobre quem poderá entrar numa Gurdwara para a oração. Pessoas de todas as religiões são bem-vindas a participar.

Muitos dos Gurdwaras em Punjab tem um lago natural (sarovar) para se banhar, acreditam que essa água é sagrada e tem o poder de limpeza e de cura. No Sikhismo  pode banhar-se nestas piscinas, se desejarem, mas devem estar bem consigo mesmos e puros por dentro, a fim de realizar qualquer coisa.

Porque a água poder limpar você do lado de fora, mas não pode limpar o seu interior se o seu coração não é puro. Ao contrário de algumas religiões, a peregrinação não é uma parte do Sikhismo.



Sikhs podem visitar qualquer Gurdwara como são todos considerados iguais, porque em todos os  Gurdwaras, o Sri Guru Granth Sahib ( Sagradas Escrituras Sikh), é instalado como chefe espiritual da religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário