Café com Chai

Observações de uma brasileira sobre a cultura indiana.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Clareamento de pele - documentário

A visão dos próprios indianos a respeito da aparência. Legendas em inglês.

 Esse assunto parece batido, nem é mais novidade, mas ainda surpreende a forma que eles lidam com isso, a forma que as crianças sofrem preconceito nas escolas por parte dos colegas e dos professores. A dificuldade de encontrar um bom partido para se casar e arrumar emprego, piadinhas e principalmente a forma que eles pensam de si mesmos, o sentimento de inferioridade que desenvolvem. Por mais que o preconceito exista no mundo todo, e no Brasil também, as pessoas levantam a voz. Mas lá não. Eles simplesmente aceitam o preconceito e se reprimem pois não tem para onde correr. Isso é triste de ver, principalmente nas crianças.


E a maioria de nós latinos achamos bonita a pele cor de canela.  Na minha humilde opinião, é muito mais bonita a pele natural. Essa atriz de nome Rupa, que aparece na apresentação do documentário, por exemplo, tem a pele muito clara e com cara de artificial. Ela diz que não clareia, o que eu duvido! Sim, existem muitas garotas bem claras no norte da India, mas do jeito dessa atriz que não é. Ela parece aquele povo dos EUA que clareia e fica com essa aparência de doente, pele opaca, sem vida, pois quem tem condições toma aquelas pílulas que diminuem a produção de melanina. 
Enquanto isso a maioria se torrava aqui nas máquinas de bronzeamento artificial! Se não fosse a ANVISA interferir hein (graças a Deus) acho que a febre por pele bronzeada não teria cessado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário