É uma tradicional e popular bebida de iogurte muito apreciada no verão indiano e paquistanês em especial no Punjab. É feita com uma mistura de iogurte, especiarias e água. Lassi tradicional (também conhecido como lassi salgado ou simplesmente lassi) é uma bebida saborosa, por vezes aromatizada com cominho moído enquanto lassi doce, por outro lado é misturado açúcar e frutas ao invés de especiarias.
Mais requintado e menos comum é lassi servido com leite e coberto com uma fina camada de creme de leite.
A bebida é apreciada como um refresco gelado em climas quentes, principalmente servido no almoço. Se servido com um pouco de pó cúrcuma (ou açafrão) se torna também em um remédio popular para a gastroenterite.
LASSI SALGADO (TRADICIONAL)
Esta forma de lassi é mais comum nas aldeias do Punjab. É preparado por mistura de iogurte com água e adição de sal e outros condimentos a gosto, como sementes de coentro e salpicado com pó de cominho. A bebida resultante é conhecida como lassi salgado. Isto é semelhante ao ayran ou doogh.
LASSI DOCE
É aromatizado com açúcar, água de rosas ou limão, polpa de frutas, de morango entre outras. Lassi açafrão, são uma especialidade de Sindh (província do Paquistão desde 1947), Jodhpur e Rajasthan, na Índia.
Makkhaniya lassi é simplesmente lassi com creme de leite dentro . Geralmente é cremoso como um milkshake.
LASSI DE MANGA
É mais comum na Índia e no Paquistão mas agora ele está ganhando popularidade no mundo inteiro. É feito a partir de água, iogurte e polpa de manga. Pode ser feito com ou sem açúcar. É amplamente disponível no Reino Unido, Malásia e Singapura, devido à considerável população indiana, e em muitas outras partes do mundo. Em várias partes do Canadá, lassi de manga é uma bebida fria composta por polpa de manga, adoçado e misturado com creme de iogurte, ou sorvete. É servido com canudo, muitas vezes com pistache no fundo e nozes polvilhadas por cima.
BHANG LASSI
Bhang (ou bhung) lassi é um lassi especial que contém bhang, um derivado líquido de cannabis sativa (Isso mesmo maconha) que tem efeitos semelhantes a erva. É legalizado em muitas partes da Índia e vendido principalmente durante o Holi, quando pakoras (bolinhos condimentados da culinária Indiana e Paquistanesa ) contendo bhang algumas vezes também são preparados.
Rajastão é conhecido por ter licenciado bangue nas lojas, e em muitos lugares pode-se comprar produtos como bhang lassi e beber.
CHAAS
CHAAS ou chaach é uma bebida salgada como lassi, no entanto, CHAAS contém mais água do que lassi e tem a nata/gordura removida, pelo que a sua consistência não é tão espessa quanto lassi. É uma versão light, pode se dizer! Sal e Jeera (sementes de cominho) são normalmente adicionados para dar o gosto e às vezes até mesmo coentro fresco. Gengibre fresco e pimenta verde também pode ser adicionado como tempero.
CHAAS é popular nos Estados indianos de Gujarat e Rajastão, onde é bebido com a refeição principal. Muito bom para auxiliar a digestão e é um excelente refresco no verão indiano e paquistanês . Ele é chamado de 'majjige' em canará, 'taak' em Marathi, 'majjiga' em Telugu e "moru" em Tamil e Malayalam.
Bom.. como o lassi tradicional salgado é mais comum no Punjab, foi esse que aprendi fazer! E hoje gosto bastante. No começo achei estranho mas agora não vivo sem lassi, principalmente acompanhando comida indiana, ou um prato bem temperado. Por causa da pimenta, o lassi é um ótimo aliado e não largo mais!
O iogurte corta o efeito da pimenta, suaviza a queimação, por isso lassi é meu queridinho! E no verão refresca que é uma beleza!
Vamos fazer?
LASSI CLÁSSICO
Um copo de iogurte natural
Usando o mesmo copo do iogurte como medida, acrescento 3 de água.
Acrescento umas 4 sementes de coentro e uma pitada de cominho. Sal a gosto.
Eu não gosto de lassi muito aguado e nem muito salgado. Mas a receita é versátil e voce ajusta de acordo com o seu paladar!
Como já vimos, existem muitas variações do lassi inclusive é possível usar a imaginação usando como base o clássico substituindo o sal pelo açúcar ou mel e adicionando suco de frutas!
Beijosss
Nenhum comentário:
Postar um comentário