quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Punjab - India 1


  1. Localização;
  2. Etimologia;
  3. Geografia; 
  4. Clima; 
  5. Fauna e Flora.

  1. Punjab (Punjabi: ਪੰਜਾਬ)) é um Estado no noroeste da República da Índia. O estado é limitado ao norte por Jammu e Caxemira.  Faz fronteira com os estados indianos de Himachal Pradesh e  Território de Chandigarh a leste. Haryana ao sul e sudeste.  Rajastão a sudoeste, e Paquistão, a oeste. 




A cidade de Chandigarh, é a capital administradora do Punjab . Suas principais cidades  incluem Ludhiana, Amritsar, Patiala, Jalandhar, Firozpur, Bathinda e Mohali.

Após a divisão da Índia em 1947, a província do Punjab foi dividida entre a Índia e o Paquistão, por isso existe o Punjab na India e o Punjab no Paquistão, coisa que vou comentar em outro post.

Quero comentar aqui no blog sobre o Punjab da India e seus costumes após a divisão com o Paquistão. O Punjab indiano foi dividido em 1966, com a formação de novos estados de Haryana e Himachal Pradesh, bem como o estado atual de Punjab. Punjab é o único estado na Índia, com uma população de maioria sikh, conhecido como "a casa do Sikhismo".

Os gregos chamavam Punjab de Pentapotamia. Em Avesta, o texto sagrado do Zoroastrismo, a região do Punjab está associada com o antigo hapta həndu ou Sapta Sindhu, como a "Terra dos Cinco Rios".

Historicamente, a região de Punjab, foi a porta de entrada para o subcontinente indiano para as pessoas da Grécia, da Ásia Central, Irã e Afeganistão.

A agricultura é a maior indústria do Estado, que é o maior fornecedor único de trigo da Índia. A maioria dos punjab vivem em fazendas e trabalham nelas.




É também um dos Estados mais prósperos do país.

 Outras grandes indústrias incluem a fabricação de instrumentos científicos, produtos agrícolas, produtos elétricos, serviços financeiros, máquinas-ferramentas, têxteis, máquinas de costura, produtos esportivos, amido, turismo, fertilizantes, bicicletas, roupas, e do processamento de óleo de pinho e açúcar.

Punjab também tem o maior número de usinas siderúrgicas de laminação da Índia, que estão localizados em Steel Town Mandi Gobindgarh, Distrito de Fatehgarh Sahib.

Tem 22 distritos. O maior distrito de Punjab, em termos de área é Firozepur cobrindo uma área de 5.865 km ² e Shehar Nawan com uma área de 1258 km ² é o menor distrito no Estado de Punjab.


Os outros distritos são Amritsar, onde o Templo de Ouro (Golden Temple) está localizado, Barnala, Bathinda, Firozpur, Fatehgarh Sahib, Faridkot, Gurdaspur, Hoshiarpur, Jalandhar, Kapurthala, Ludhiana, Mansa, Moga, Mohali, Muktsar, Patiala, Pathankot, Rupnagar, Sangrur , Shaheed Bhagat Singh Nagar e Tarn Taran.

Punjab é dividida em três regiões nomeadas: Malwa, Majha e Doaba.

Malwa região do Punjab que cobre até 11 distritos. Os principais bairros sob esta região são Ludhiana, Bhatinda, Mohali, Sangrur e Patiala.

Cidades como Amritsar, Pathankot, Gurdaspur e Taran Tarn constituem o Distrito Majha.

Doaba incluem bairros como Jalandhar, Hoshiarpur, Nawanshahar e Kapurthala.


2. ETIMOLOGIA

A palavra Punjab é uma palavra de origem persa: Panj (persa: پنج) e AB (persa: آب), que significa "cinco" e "água", respectivamente, significa "Terra dos Rios Cinco".

Os cinco rios são os Beas, Sutlej, Ravi, Chenab e Jehlum (também escrito Jhelum).  O nome é também por vezes grafado como "Panjab".

3. GEOGRAFIA

Punjab está localizado no noroeste da Índia, e tem uma área de 50.362 km2.  É limitado a oeste pelo Paquistão, ao norte por Jammu e Caxemira, a nordeste de Himachal Pradesh e ao sul por Haryana e Rajastão ao sudoeste.

A maior parte dele está em uma planície fértil com muitos rios e um sistema de canal de irrigação extensiva.  Uma correia de colinas ondulantes se estende ao longo da parte do nordeste do estado, ao pé do Himalaia. 

O sudoeste do estado é semi-árido, eventualmente, funde-se ao deserto de Thar.


4. CLIMA

Clima é caracterizado por extremos de calor e também de frio. Temperaturas na faixa de -2 a 40 ° C (min / max) mas pode atingir 47 ° C  no Verão e -4 ° C no inverno!!

 A área a nordeste está perto do sopé do Himalaia e recebe fortes chuvas, enquanto que a zona situada mais ao sul e oeste recebe menos chuvas e temperaturas mais altas. 

Tem três estações:

Verão (Abril a Junho): quando a temperatura normalmente é muito alta em torno de 47ºC para mais.



Temporada de monções (julho a setembro): quando ocorrem chuvas fortes.



Inverno (dezembro a fevereiro): quando as temperaturas caem tão baixas quanto -2ºC.


Inverno em Jalandhar


Há um período de transição entre o inverno e o verão de março a início de abril, bem como um estação de transição entre a estação de monções e de inverno entre outubro e novembro.

5. FAUNA E FLORA

A área Shivalik é a mais rica área do Punjab, em termos de diversidade de flora e fauna, e foi identificada como uma das zonas micro-endêmicas da Índia.  A área também é rica em diversidade de fauna, incluindo 396 espécies de aves, 214 espécies de lepidópteros ( borboletas e mariposas), 55 espécies de peixes, 20 espécies de répteis e 19 espécies de mamíferos. 

Não há florestas naturais nas planícies; as áreas extensas são cobertas apenas com grama e arbustos. 


Muitas frutas são cultivadas, como laranja, romã, maçã, pêssego, figo, amora, marmelo, damasco, amêndoa e ameixa são abundantes na região. 
Manga é largamente cultivada no sudeste do Estado e atinge um alto grau de perfeição em Hoshiarpur. 

Há uma série de zonas úmidas, santuários de aves e parques zoológicos em todo Punjab. Estes incluem o Hari-Ke-Pattan Pantanal Nacional e Santuário de Vida Selvagem no Harike em Tarn Taran Sahib Distrito.

 O pantanal Kanjli, Kapurthala Sutlej , o Ropar Zoological Park, o Chatbir, o Jardim Bansar, Sangrur, o Aam Khas Bagh, Sirhind , o Ram Bagh Jardim Amritsar, Jardim Shalimar, Kapurthala e o Jardim Baradari em Patiala. 


 O animal majestoso mais famoso é o Blackbuck ou Kala Harin como é conhecido localmente. Este belo antílope-indiano ( também conhecido também como antílope negro) com chifres em espiral muda a cor dos pelos de um amarelo acastanhado para um preto lindo e vive em grandes manadas.


Crocodilos também são comumente encontrados em rios da região e as abelhas produzem cera e mel abundante. Camelos facilmente encontrados nas planícies quentes do sul, e manadas de búfalos nos pastos adjacentes dos rios. Os cavalos são criados na parte nordeste.

Entre cobras venenosas está a cobra-naja, uma mordida que causa morte instantânea. Outros mamíferos como a lontra, veado,  javali, raposa voadora, gato selvagem, esquilo, morcegos frutíferos, podem ser vistos na natureza e em reservas.

O pássaro símbolo de Punjab é o Falcão ( Baz) (Melierax poliopterus).


 O animal que simboliza o Estado é o Antílope Negro/ Antílope Indiano (Antilope cervicapra)


A árvore símbolo do Punjab o é a Shisham conhecida também como Indian Rosewood (Dalbergia sissoo). 




Sat sri akal!

Um comentário: