sábado, 15 de setembro de 2012

Dalits (os Intocáveis) - Documentário

São comumente conhecidos como Párias, Intocáveis ou Dalits.

 Esse documentário (só encontrei com legendas em Inglês) mostra o que muitos de nós tentamos entender. O que se passa na cabeça da sociedade e como os "intocáveis" reagem a tudo isso.

Eu tento entender não o sistema de castas em si, mas porque determinado grupo de pessoas deve ficar fora desse sistema sempre foi minha principal questão. 

Não tenho a intenção de ir contra nenhuma religião ou crença. Mas quero mostrar o que a sociedade ainda pensa após 1950.


Na India, um dalit vai ser sempre dalit não importa se essa pessoa se tornar um doutor ou ficar rico.   

De acordo com  o vídeo, os dalits não conseguem estudar, mesmo com a Constituição da India abolindo o sistema de castas, eles não conseguem oportunidades de emprego, ainda se sentam nos bancos de trás das escolas, não podem pegar carona nos "táxis" coletivos, são agredidos, não tem direito de comer junto aos outros ou usar os mesmos pratos e talheres. Quando pisam na área de pessoas de castas mais altas eles necessitam tirar os sapatos e andar descalços, não tem livre acesso aos templos e igrejas pois se tentarem se sentar aos demais, as pessoas vão embora ou os agridem e muitos não tem outra escolha..acabam se conformando. 

Fazem o trabalho que ninguém de casta mais alta faz, como lavar banheiros, cuidar dos cemitérios e cremações, recolher os corpos de pessoas e animais,  limpar fossas e esgotos, trabalhar nas construções civis, varrer as ruas.  



Sabe aqui no Brasil, aquele pensamento que temos sobre determinados marginais, que por mais que demos oportunidades, estudos, trabalho, eles sempre agirão como delinquentes? Muito difícil se recuperarem dessa vida?? É claro que cada caso é um caso, não se compara. Mas é mais ou menos desse jeito a visão que a maior parte da India tem sobre os dálits. Na sociedade indiana, as pessoas dizem que eles são assim porque não pensam em crescer na vida, não gostam de estudar, de trabalhar e por mais que dê oportunidades eles sempre agirão dessa forma, como dalits.     
Dizem que eles tem essa vida por que querem, por que não abraçam as oportunidades, o que é uma mentira. Pois esses dalits tem famílias, são crianças, são idosos, pais de família que trabalham duro, tem sonhos, e merecem uma vida digna.

 Esse vídeo me emocionou muito.

Hoje estão começando a questionar os seus direitos, mas ainda é um grupo pequeno em relação a proporção de dalits no país. 

O vídeo mostra até mesmo a dificuldade do sikhismo em abolir de vez a hierarquia de castas na prática. A religião Sikh aboliu o sistema de castas, mas quando o assunto envolve cultura, e não apenas religião, isso se torna complicado de ser resolvido. A região do Punjab tem a maior porcentagem de dalits , mesmo assim ainda não conseguiram erradicar a discriminação.

Reparem no início, como as crianças têm medo de entrar na casa de um dalit. Elas não passam do portão e quando a dona da casa (senhora dálit vestindo um sári cor de rosa) se aproxima, as crianças se afastam para não encostarem nela.


Este vídeo abaixo mostra o que as pessoas das grandes cidades pensam a respeito dos dalits. Muitos dizem que hoje em dia não existe, que nem se ouve falar mais nisso..porém não é a realidade principalmente nos vilarejos.




Beijos

4 comentários:

  1. Muito triste a sina dos dalits!
    É um absurdo haver tanta discriminação não somente na India.
    É engraçado que mesmo se a pessoa estiver coberta de ouro, bem vestido , eles sabem que é um dalit!

    A melhor solução é tentar viver em outro pais mais tolerante!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente muito triste. Ainda bem que aqui no Brasil eles se toleram. E o que voce falou é fato. É incrível como até aqui eles reconhecem quando é dalit ou não mesmo o rapaz estando super bem vestido!
      Abraços!!

      Excluir
  2. Podem me mandar o link dos videos pois nao consigo abrir no seu site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente o vídeo está bloqueado no youtube por Direitos Autorais.

      Mas o segundo vídeo está ok..você encontra no youtube "Our journey - How we know caste"

      Excluir